Como fazer sua própria Bitcoin

Por ser baseada em uma criptografia de código aberto, qualquer um pode criar uma bitcoin

Publicidade

SÃO PAULO – As moedas digitais, conhecidas como bitcoin, se tornaram um sucesso na internet e ganharam espaço nos meios de comunicação. Neste mês, a moeda celebrou o seu quinto aniversário e o valor oscila em torno de US$ 1.000 por moeda (R$ 2.368, de acordo com a cotação do Banco Central do Brasil do dia 7 de janeiro de 2014).

The acordo com o jornal The Guardian, o mais fascinante da bitcoin é que qualquer um pode criar uma moeda digital nova, pois ela está baseada em uma criptografia de código aberto, tanto que uma série de bitcoins alternativas foram criadas ao longo dos últimos dois anos. A primeira e mais importante das “altcoins” é a Litecoin, que surgiu em 2011.

Na semana passada, o desenvolvedor Matt Corallo abriu as portas do site Coingen.io, que permite que as pessoas façam suas próprias moedas digitais. Veja como funciona:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1- Primeiro, você precisa desembolsar 0,01 BTC para fazer a altcoin e mais 0,01 BTC para obter o código fonte para a criação.

2- Depois, basta personalizar a moeda, com um nome e logotipo.

3- Baixe o software indicado pelo site para executar a moeda e pronto.  

Continua depois da publicidade

A criação da moeda pode parecer uma brincadeira, mas foi assim que começou a Dogecoin, que é inspirada no meme Doge (imagem que circula na internet de um cão da raça Shiba Inu). A altcoin foi criada em novembro de 2013, começou a se valorizar e um mês depois chegou a ser trocada com uma alta de 250%.