Pessoas ricas são mais narcisistas, diz pesquisa

Psicólogo da Universidade da Califórnia comprovou relação entre riqueza e narcisismo

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Um estudo da Universidade da Califórnia provou que pessoas ricas tendem a pensar que são melhores que pessoas de classes sociais mais baixas. Ele foi o primeiro a atestar ligações entre classe social e narcisismo.

De acordo com o psicólogo Paul K. Piff, que conduziu a pesquisa, os resultados não significam que, necessariamente, todos os ricos acreditam estar acima de outras pessoas, muito menos que pessoas de outras classes não podem ter esse comportamento. “As pessoas podem ser mais narcisistas, mas o narcisismo não é uniformemente distribuído entre os estratos sociais”, esclareceu Piff ao site Business Insider. “Pessoas de classes mais altas na sociedade estão mais associados a esse comportamento por serem mais narcisistas, de uma forma geral.”

Testes
Para comprovar o que muitos já tinham ideia, o pesquisador selecionou dois grupos de 100 adultos e universitário e distribuiu um questionário que pretendia medir até quanto cada pessoa achava que merecia mais que os outros. Em seguida, eles tinha de olhar para uma foto de uma escada com 10 degraus em que cada um representava pessoas com diferentes níveis de renda, escolaridade e cargos com prestígio. Depois, cada participante teve de escolher o degrau que mais se identificava em relação aos outros.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O resultado: os mais ricos foram mais propensos a escolher os degraus mais altos e colocar os demais nos mais baixos. Em paralelo a isso, o mesmo estudo apontou que eles se olham com muito mais frequência no espelho, o que seria um dos principais sinais de narcisismo.

Os participantes mais ricos também foram mais propensos a concordar com afirmações como: “sinto que sou mais merecedor do sucesso que outras pessoas”.

Ordem dos fatores
Piff também buscou saber se estas pessoas seriam narcisistas por serem ricas ou se tornaram ricas por conta do narcisismo. Para isso, o psicólogo pediu aos estudantes universitários que participavam do experimento relatarem o nível educacional e rendimento anual de seus pais.

Continua depois da publicidade

Aqueles com pais mais ricos e com nível educacional mais alto eram os mesmos que apresentaram altos índices de narcisismo. Com isso, o pesquisador acredita que a riqueza pode reproduzir tendências narcisistas, ao passo que pessoas ricas justificam seu excesso de dinheiro como sendo puro merecimento.