Santander e Itaú lideram o ranking de reclamações do Banco Central em junho

O <span style="background-color: #ffffff">Santander</span> obteve 557 registros de reclamações no mês passado, já o Itaú ficou em segundo lugar, com 383 ocorrências

Publicidade

SÃO PAULO – No mês passado, o banco Santander liderou o ranking de reclamações de clientes contra instituições financeiras do Banco Central, com 557 registros procedentes, reclamações em que se constatou descumprimento da instituição.

De acordo com o BC, o Santander teve índice de denúncias divido por número de clientes igual a 2,41. Em segundo lugar aparece o Itaú, com 383 reclamações procedentes em junho de 2013 e um índice de reclamações de 1,47. Veja abaixo os cinco bancos mais reclamados:

Bancos mais reclamados em junho de 2013
Instituição Reclamações procedentes Índice*
Fonte: Banco Central
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil
Santander 557 2,41
Itaú 383 1,47
Banco do Brasil 433 1,24
Caixa Econômica Federal 509 0,95
Banrisul 18 0,78

Procurado pelo Portal InfoMoney, o Santander informou que “vem fazendo uma revisão completa dos seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, dessa forma, melhorar a experiência dos consumidores com a instituição. O Santander reafirma seu comprometimento com o cliente e, por isso, continuará investindo intensamente no sentido de melhorar a satisfação dos consumidores.”

Continua depois da publicidade

A Caixa Econômica Federal afirmou que “é uma das instituições financeiras que por mais tempo esteve fora do ranking divulgado mensalmente pelo Banco Central. Desde janeiro de 2010, a Caixa apareceu apenas cinco vezes entre as instituições mais reclamadas entre aquelas com mais de 1 milhão de clientes. Em junho deste ano, 509 reclamações registradas no Bacen por clientes da Caixa foram consideradas procedentes, o que é uma situação atípica diante do histórico da Caixa no rankingNos doze meses anteriores, tivemos em média 217 reclamações julgadas procedentes.”

Banco do Brasil informou que “reafirma seu compromisso de respeito com o cliente, sempre buscando a melhoria na oferta de produtos, serviços e disponibilização de canais de atendimento. Conforme dados do próprio Banco Central, em junho, o BB reduziu 20% do total de reclamações em relação ao mês anterior.”

O Itaú afirmou que “todas as reclamações de clientes Itaú, feitas diretamente por meio de nossos canais ou intermediadas pelo Banco Central, são tratadas com atenção, visando a solução consensual junto ao consumidor. As demandas são objeto de análise para aprendizado e melhoria de nossos produtos, procedimentos e comunicação. Nossos controles internos indicam que 98% das solicitações recebidas pelos canais internos do banco são resolvidas e continuaremos investindo nossos esforços para que o cliente possa solucionar, cada vez mais, suas demandas junto à própria Instituição.” 

Continua depois da publicidade

Já a Banrisul não se pronunciou até o momento da publicação desta matéria.