7 passos para tornar seus filhos bem-sucedidos financeiramente

Todo pai quer garantir a independência financeira dos filhos

Publicidade

SÃO PAULO – O sonho de todos os pais é de que seus filhos não precisem passar por dificuldades financeiras quando forem adultos, e consigam ter a melhor vida profissional e financeira possível. Assim, a Forbes  preparou uma lista para ajudar tal sonho a se tornar realidade, dando dicas do que os pais podem fazer para tornar os filhos bem-sucedidos financeiramente. Confira:

1- Faça um plano de aposentadoria: você pode garantir desde cedo a aposentadoria do seu filho com um plano de previdência privada, ou então pagar o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) de forma facultativa, permitido a partir dos 16 anos do adolescente.

2- Universidades particulares: quando o assunto é carreira, e a escolha da faculdade, é preciso pensar bem. Normalmente, os melhores currículos são os que recebem melhores salários, porém, os gastos envolvidos neste quesito costumam ser altos. Uma opção é começar em uma universidade mais barata e depois transferir para uma de maior prestígio.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3- Comece desde cedo: ensine para seu filho como cuidar das finanças, orçamento e limites de gastos enquanto eles ainda são crianças. Pois, assim eles aprendem a cuidar do próprio dinheiro sem precisar de ajuda dos pais.

4- Evite cartões de crédito: mostre para o seu filho que o cartão de crédito pode ser um inimigo das finanças pessoais, principalmente se acabar caindo no crédito rotativo. Procure sempre pagar as compras no débito para incentivar as crianças com a ideia.

5- Poupança para a faculdade: abra uma poupança, ou até mesmo outro tipo de investimento, para garantir que você vá conseguir pagar o estudo superior das crianças, sem comprometer seu próprio orçamento e como forma de segurança para caso algo aconteça, como uma demissão, por exemplo.

Continua depois da publicidade

6- Dentro da folha de pagamento: se você possui um negócio, os seus filhos adolescentes podem ser seus funcionários, o que será positivo para eles aprenderem o valor do trabalho e receberem o próprio dinheiro. Dependendo da quantia de salário recebido, ele não precisa declarar imposto de renda, o que vira um ponto a favor na hora de economizar para comprar alguma coisa.

7- Investimentos: assim como a poupança para a faculdade, você pode realizar investimentos visando o futuro de seus filhos, seja para comprar um carro ou para ajudar a financiar um imóvel. Pesquise e veja qual investimento é melhor para manter a longo prazo, observando o que vai render mais.