Dilma anuncia medidas de proteção ao consumidor; bancos deverão informar custos de tarifas

Plano inclui também vendas pela internet e telecomunicações

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SÃO PAULO – A presidente Dilma Roussef anunciou na manhã desta sexta-feira (15), Dia Mundial do Consumidor, um conjunto de medidas para proteger o consumidor brasileiro. O plano, segundo Dilma, transforma a proteção do consumidor em política de Estado.

Batizado de “Plano Nacional Consumo e Cidadania”, a medida prevê a criação de uma Câmara Nacional de Relações de Consumo composta pelos ministérios da Justiça, Fazenda, Desenvolvimento, Planejamento e Casa Civil.

A Câmara deverá formular, em 30 dias, uma relação de produtos essenciais ao consumidor, sendo que tais itens deverão ter problemas solucionados imediatamente. Além disso, serão criados três comitês que formarão um observatório nacional das relações de consumo e uma nova lei para fortalecer a atuação dos Procons, a fim de transformar acordos feitos em títulos executivos judiciais.

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Na prática, os Procons passam a determinar medidas punitivas, podendo pedir a restituição de cobranças indevidas, substituição ou reparação de produtos e exigir prestação adequada de informações.

CMN
O Plano Nacional Consumo e Cidadania também traz resoluções do CMN (Conselho Monetário Nacional), que obrigam os bancos a serem mais transparentes, passando a informar os custos das tarifas bancárias individuais e nos pacotes.

Dessa forma, os bancos passam a observar algumas regras:

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Nos serviços bancários:

Nas operações de crédito:

Nas operações de câmbio:

Internet e Telefonia
As questões envolvendo o comércio eletrônico e a telefonia não ficaram de fora do pacote.

No primeiro caso, os lojistas passar a ser obrigados a criar um canal de atendimento ao consumidor, garantir informações claras sobre quem vende e o que está sendo vendido e criar procedimentos claros sobre o direito de arrependimento.

Já quando se trata de telecomunicações, um novo regulamento simplificará as regras para atendimento, cobrança e oferta de serviços, incluindo regulamentação para os combos, mecanismo de comparação de planos e serviços, padronização das regras de atendimento e combate à venda casada.