Reclamações contra bancos e consórcios caem em novembro, aponta BC

Queixas sobre os bancos tiveram queda mensal de 6,49%; já contra as administradoras de consórcios o recuo foi de 12,5%

Heraldo Marqueti Soares

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SÃO PAULO – Entre os meses de outubro e novembro o número de reclamações registradas no Banco Central contra as instituições financeiras caiu. De acordo com os dados do BC divulgados nesta segunda-feira (17), em novembro, foram apontadas 1.382 queixas contra os bancos – queda de 6,49%. Já sobre as administradoras de consórcios foram 21, resultando em 12,5% de queda.

Na comparação anual, em relação a novembro de 2011, houve diminuição de 11,9% no número de reclamações contra instituições bancárias, ao passo que os consórcios acumularam uma queda maior, de 41,6% na quantidade de queixas.

Principais queixas
Débito não autorizado foi o maior motivo que levou os usuários ao registro de reclamações no Banco Central – foram 217 no total. Já cobrança irregular por serviços não contratados está logo após, com 172 queixas. Prestação de serviço irregular teve 167 casos contabilizados.

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Por outro lado, nas reclamações com consórcios, a maior quantidade de insatisfações ficou com liberação de crédito (nove queixas procedentes); esclarecimentos incompletos/incorretos, com cinco casos e por fim, reclamações contra devoluções, com quatro registros.