A sociedade lhe impede de ficar rico, diz economista

Especialista explica que é preciso fazer escolhas certas para enriquecer, indo contra às más práticas conduzidas pela sociedade

Heraldo Marqueti Soares

Publicidade

SÃO PAULO – A sociedade conduz as pessoas a optarem por maus caminhos financeiros, como gastar mal e não aplicar o dinheiro e, com isso, acaba impedindo o enriquecimento. Ao menos, esta é a opinião do economista e professor Richard Rytenband.

“Como ficar rico?”, diz ele, é a principal dúvida da maioria das pessoas que anseiam mudar de vida pelo lado financeiro. Em meio a tantas incertezas de cenários, a sociedade leva as pessoas a gastarem dinheiro de qualquer maneira e, ao mesmo tempo, não mostra como produzir este dinheiro.

“Para ficar rico é preciso ter um sistema de negócios que nos tire da zona de conforto”, explica o professor, que também defende a ideia de que evitar gastos desnecessários e “explodir” investimentos são alguns dos segredos do código da riqueza. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na feira Expo Money, que ocorre até sábado em São Paulo, o economista fará a palestra “Quebrando os Códigos da Riqueza (Como a Sociedade Impede Você de Ficar Rico)”. Para ele, um dos grandes defeitos da sociedade se refere à ideia que as pessoas têm sobre “economizar”, ou seja, quanto mais elas pouparem, maiores as chances de alcançar riqueza, quando na verdade deveriam “explodir” seus rendimentos.

Empreendedores
Um outro fator que a sociedade pratica e que impede o enriquecimento é o conceito errado que muita gente tem sobre empreendedorismo. “As pessoas pensam que ser empreendedor é largar o emprego e virar empresário, ter uma empresa, uma startup, mas não é isso”, explica.

Segundo ele, o investidor também é um empreendedor e este conceito deve ser cada vez mais levado em consideração quando a pessoa deseja subir seus rendimentos. “A ideia não é evitar gastos para ter uma bela aposentadoria no futuro, mas sim empreender bem para aproveitar toda vida com a independência financeira”, completa.

Continua depois da publicidade

Rytenband diz ainda que não há motivos para não sair da zona de conforto, já que as opções de investimentos são muitas, para todo o tipo de investidor e para todo nível de renda.  “Brasileiro tem mania de reclamar e acaba gastando mal. No entanto antes de pensar em gastar é mais importante, lógico, pensar em como ganhar”, ressalta.

No Brasil existem aproximadamente 4.600 pessoas que possuem US$ 30 milhões ou mais. O economista fala que é preciso mudar o cenário que mostra que menos de 1% da população se rentabiliza e ganha dinheiro enquanto outros 99% não vêem que antes de viver como rico é preciso produzir como rico.

Expo Money
A palestra do economista Richard Rytenband – “Quebrando os Códigos da Riqueza (Como a Sociedade Impede Você de ser Rico)” acontece no sábado (22) às 19h20. A feira Expo Money acontece no TransAmérica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues 387.