Projeto obriga produtos a virem acompanhados de manual em português

Para autor do projeto a população tem maior acesso a produtos importados e o manual em português melhoraria o aproveitamento destes produtos

Publicidade

SÃO PAULO – Os produtos importados poderão ter manual de uso e modo de instalação em língua portuguesa. De acordo com o Projeto de lei 3521/12, do deputado Vinicius Gurgel (PR-AP), as informações deverão ser colocadas de maneira clara e precisa.

De acordo com o autor do projeto, que está sendo analisado pela Câmara, muitos produtos vendidos no País estão acompanhados de manual de instalação e uso em língua estrangeira. “Há produtos que exigem uma instalação prévia ao seu funcionamento, como um chuveiro, por exemplo, ou são de difícil operação, como uma máquina fotográfica”, afirma.

O deputado ainda argumenta que a população tem acesso cada vez mais a produtos importados, e o manual em português permitiria obter o máximo e melhor rendimento desses produtos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lei atual
Segundo a Agência Câmara, a medida altera o Código de Defesa do Consumidor, que obriga o fornecedor a informar, em português, o consumidor sobre características dos produtos e serviços, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade, origem e riscos que este oferece à saúde e segurança do consumidor.