5 sinais de que sua vida financeira está caminhando para o vermelho

A dificuldade de pagar as dívidas é realidade para muitos brasileiros

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A dificuldade de pagar as dívidas é realidade para muitos brasileiros. Algumas pessoas caem em armadilhas e não percebem que certas atitudes podem estar direcionando sua vida financeira para o vermelho. 

O site Business Insider elencou 5 sinais de que suas finanças estão indo no sentido contrário do sucesso:

1. Você fecha as contas no fim de cada mês sempre no aperto

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se você espera todo mês pelo salário para resolver sua vida financeira, você vive de “salário em salário” e pode rapidamente entrar em dívidas de cartão de crédito, além de não conseguir manter uma vida financeira estável e com reservas para emergência.

Você tem duas opções em situações como esta: ganhar mais dinheiro ou gastar menos.

Se você optar pelo primeiro caminho avalie seu estilo de vida para ver possibilidades de ganhar mais, pense em passos para negociar um aumento e formas de ganhar um dinheiro extra. Se você escolher gastar menos, pense no que pode ser cortado do seu orçamento e em estratégias de como poupar dinheiro.

Continua depois da publicidade

2. Você não tem um fundo de emergência

Embora muitas pessoas tendam a ignorar a possibilidade de seu carro quebrar, uma emergência médica, ou a perda do emprego, estes são cenários que poderiam rapidamente se tornar realidade – e cara.

Não reservar o dinheiro pode fazer você desembarcar em dívida ou forçá-lo a pedir dinheiro emprestado a longo prazo caso uma emergência apareça.

O quanto você precisa deixar reservado depende da sua vida e orçamento, mas no geral o ideal é guardar 10% do seu salário, segundo o consultor financeiro Robinson Trovó.

3. Você gasta demais com presentes

De acordo com o site, muitos pais compram brinquedos e pequenos agrados para os filhos sem necessidade, e acabam aumentando a dívida de cartão de crédito.

Além disso, um estudo do site Financial Advisor mostra que 57% dos pais gastam muito em coisas que seus filhos não precisam, e 55% usam os fundos de emergência para cobrir despesas do dia a dia.

Por isso, você deve avaliar se vale a pena ou não fazer comprar diversas, segundo Trovó, são esses gastos extras o estopim do descontrole financeiro. Um gasto hoje, outro amanhã e quando vai ver: mais dívidas.

4. Você não consegue pagar a fatura de cartão de crédito

O juro do cartão de crédito é altíssimo, portanto  você sempre deve conseguir pagar a fatura na íntegra. Se não pode, você está vivendo além das suas possibilidades e perdendo controle da sua vida financeira.

Desvie dinheiro de outra parte do seu orçamento ou corte gastos para liberar o dinheiro para pagar a fatura. Ao longo prazo, pagar só o mínimo da conta do cartão vai custar muito mais do que você imagina.

5. Você não sabe o quanto está gastando a cada mês

A maioria das pessoas sabe quanto tem em sua conta corrente, mas apenas essa informação não o suficiente. É preciso saber quanto você gasta em cada setor da sua vida, seja com comprar diversas, dívidas fixas como água e luz, gastos diários, cartão de crédito e outros gastos.

Para se ter uma idéia de seus gastos semanais, tente rastrear o fluxo de caixa através da gravação de cada compra que você faz em uma planilha ou notebook, ou baixar um aplicativo que irá categorizar e monitorar seus gastos mensais e anuais. Você precisa de um orçamento, ter um planejamento financeiro para evitar dívidas.

Afinal de contas, é quase impossível tomar decisões financeiras inteligentes se você não tem noção de como e onde gasta o dinheiro. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.