Em minhas-financas

Empresário: você aceita sugestões no seu negócio?

Ter humildade para parar e prestar atenção às dicas e idéias que chegam, sobretudo de clientes, pode ser o começo de uma virada na sua empresa

v class="show-for-large id-0 cm-clear float-left cm-mg-40-r cm-mg-20-b" data-show="desktop" data-widgetid="0" style="">
SÃO PAULO - Ninguém é dono da verdade e isto é um fato. Portanto, enquanto empresário, você já parou para ouvir as idéias oferecidas por outras pessoas e tirou proveito delas? Se a resposta for negativa, está mais do que na hora de você aprender a enxergar melhor as oportunidades que surgem à sua volta.

Do meu negócio entendo eu
A primeira barreira para absorver sugestões alheias é a descrença, isto é, acreditar que apenas a sua idéia é brilhante e de ninguém mais, o que, convenhamos, nem sempre é verdade.

A falta de humildade e de respeito pelo próximo também é bastante negativa neste caso. Afinal, é preciso uma longa reflexão para conseguir abstrair do conhecimento de outras pessoas alternativas que sejam úteis ao seu empreendimento e que o façam crescer cada vez mais. Isto incluir saber ouvir.

Com o tempo, os efeitos positivos só tendem a aumentar. Afinal, você pode não ter outra chance de ter conselhos tão bons em sua vida profissional. É claro que não estamos dizendo para você sair por aí fazendo tudo o que lhe mandam, mas sim abrir a mente para parar e refletir sobre as sugestões que lhe parecerem mais viáveis ao crescimento do negócio.

Cliente é importante direcionador
Quer um exemplo? Preste atenção às solicitações de seus clientes. É para eles que você desenvolve seus produtos e serviços, então nada melhor do que o público consumidor para sugerir melhorias em diversos aspectos. Portanto, preste mais atenção ao seu cliente!

Nada como a troca. Como empresário, é natural que você tome a frente de tudo, planeje o negócio, consulte especialistas na área etc. O intuito não é desencorajá-lo e sim ajudá-lo a entender que todo o seu trabalho, aliado, por exemplo, à opinião de quem irá receber este produto ou serviço, é extremamente importante para nortear o seu negócio.

Sentiu que algo deu errado? Faça ajustes no meio do caminho, acate ou repense novas sugestões. O mundo está mais flexível, não mantenha uma visão engessada de gestão empresarial: o aprendizado é diário e as oportunidades são únicas.

Contato