Nova lei impede negativação de 8 milhões de inadimplentes, aponta ANBC

A lei foi aprovada em janeiro deste ano, mas uma liminar a manteve suspensa até de março até setembro, quando voltou a valer

Estadão Conteúdo

Publicidade

A lei estadual nº 15.659, que obriga o envio de carta com aviso de recebimento (AR) para devedores, impediu a negativação de 8 milhões de inadimplentes nos birôs de crédito em São Paulo, o equivalente a quase 10 milhões de dívidas no total de R$ 22 bilhões, aponta levantamento da Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC).

A lei nº 15.659 foi proposta pelo deputado estadual Rui Falcão (PT) e obriga o envio de carta antes da inclusão do nome na lista de inadimplentes. O devedor precisa assiná-la. Antes, somente uma carta simples era enviada.

A lei foi aprovada em janeiro deste ano, mas uma liminar a manteve suspensa até de março até setembro, quando voltou a valer.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a associação, o modelo é sete vezes mais caro do que a carta simples e pelo menos 90% das empresas que negativam nos birôs de crédito, principalmente as pequenas empresas e as concessionárias de serviços públicos, foram impedidas de incluir os inadimplentes na lista de devedores pela falta de recursos para arcar com o novo processo imposto pela lei paulista. “A ausência de informações atualizadas e fidedignas dos birôs obriga os concedentes a restringirem o crédito”, alega a associação.

A ANBC também alega que a lei ocasionou um impacto na concessão de crédito, que no estado de São Paulo teve crescimento de 0,2% em setembro, ante uma alta de 0,5% nos demais estados. Segundo a associação, para outubro e novembro espera-se um diferencial ainda maior da taxa de crescimento do crédito em São Paulo na comparação com os demais Estados.