Hábitos sustentáveis dos consumidores cresceram nos últimos dois anos

Apesar de alta nos hábitos sustentáveis, conscientização do consumidor se manteve estável

Publicidade

SÃO PAULO – O consumidor brasileiro apresentou um aumento nos seus hábitos sustentáveis, segundo um levantamento realizado pelo Instituto Akatu. Dos 11 comportamentos analisados, 8 apresentaram alta entre os anos de 2010 e 2012.

Entre esses hábitos que tiveram acréscimo, o “Planejo a compra de alimentos” foi o que mais se destacou com 80% das respostas em 2012, contra 69% em 2010, uma alta de 11 pontos percentuais. Já as atitudes registradas com maior quantidade de praticantes foram a “Desligo as lâmpadas” e “Fecho as torneiras”, com 90% ambas.

Por outro lado, os comportamentos identificados como “Desligo os eletrônicos” e “Separo o lixo” apresentaram queda, passando de 84% para 80% e de 47% para 46%, respectivamente. Somente o item “Compartilho informações sobre sustentabilidade” manteve o mesmo número de participação nos dois anos, de 64%.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sustentabilidade ou economia?
Mesmo com o aumento dos hábitos sustentáveis, no geral houve uma estabilidade no cenário de conscientização da população, sendo que em 2012 5% se consideravam “Conscientes”, 22% “Engajados”, 32% “Iniciantes” e 41% “Indiferentes”. Em 2010, ou números não foram muito diferentes: 5%, 23%, 35% e 37%, respectivamente.

De acordo com o relatório do Instituto, o aumento na categoria dos “Indiferentes” possivelmente decorre de consumidores que adotavam as práticas pesquisadas não por consciência no consumo, mas por necessidade financeira.