Dia das Crianças: endividados devem tomar cuidado na hora de comprar o presente

Compras com financiamentos longos podem comprometer ainda mais as finanças de quem já está com muitas dívidas

Fabiana Pimentel

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo a três dias da comemoração do Dia das Crianças, quem não comprou os presentes ainda tem tempo para correr atrás, porém, é necessário que os consumidores endividados tenham cautela na hora das compras e atenção aos prazos longos de financiamento para não se comprometer ainda mais.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, não há problemas em parcelar presentes, no entanto, o consumidor precisa saber que fazer uma compra e assumir muitas parcelas envolve maior incerteza e, segundo eles, no próximo ano a renda do trabalhador não deverá crescer como em 2011.

Compras
Segundo a pesquisa de expectativa empresarial, realizada pela Serasa, 53% dos varejistas em todo País esperam crescimento no faturamento, se comparado ao resultado obtido no Dia das Crianças do ano passado. Neste ano, a expectativa é de que 54% das vendas referentes à data serão a prazo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Controle
Para quem está endividado ou inadimplente, e que perdeu o controle de suas contas, os economistas aconselham que este consumidor procure renegociar as dívidas. Uma das dicas dos especialistas é utilizar o 13º salário para organizar a vida financeira.

Com a utilização do abono salarial para quitar as dívidas, o consumidor pode procurar o credor diretamente para regularizar sua situação, sem a necessidade de negociar a dívida com terceiros.

Caso tenha dúvidas de como agir na hora de renegociar as dívidas, o consumidor pode procurar uma das agências da Serasa Experian para receber orientação gratuitamente.