Preço é o atributo menos importante quando se trata de respeito ao consumidor

Segundo estudo, o atributo foi citado por apenas 22% das pessoas; qualidade do atendimento é o mais importante

Gladys Ferraz Magalhães

Publicidade

SÃO PAULO – O preço é o atributo menos importante para que as empresas sejam consideradas companhias que respeitam o consumidor. Ao menos esta foi uma das conclusões apuradas na oitava edição do estudo sobre “As Empresas que Mais Respeitam o Consumidor”, realizado pela Shopper Experience em parceria com o Grupo Padrão.

De acordo com o levantamento, a economia estabilizada, juntamente com o baixo índice de desemprego e a confiança no futuro do País, contribuiu para que o atributo fosse citado por apenas 22% dos entrevistados, sendo que as condições de pagamento, o preço acessível e as menores taxas de juros, neste sentido, foram as mais lembradas.

Considerando as cidades participantes do estudo – São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte -, os habitantes da capital gaúcha são os que mais consideram o preço um requisito importante, quando se trata de respeito ao consumidor, com 30% de citações. Em seguida, aparecem Belo Horizonte e Rio de Janeiro, com 27% e 25% das indicações, respectivamente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pernambuco, por outro lado, é a cidade onde o preço foi o menos citado entre os atributos que definem se uma empresa respeita ou não os consumidores, com índice de 10%.

Outros atributos
No geral, a qualidade do atendimento foi eleito o item mais importante, quando se trata de respeito ao consumidor, sendo citada por 48% dos entrevistados. Por localidade, neste item, o destaque foi Belo Horizonte, com índice de 63%. Logo a seguir, estão Porto Alegre (58%) e Recife (50%).

Em São Paulo, onde o fator é o mais importante em relação ao respeito ao consumidor, o item foi citado por 47% dos entrevistados. “O consumidor brasileiro valoriza a atenção dos funcionários que o atende, bem como a capacitação e o trato de forma educada”, explica o especialista internacional em relações de consumo e CEO do Grupo Padrão, Roberto Meir.

Continua depois da publicidade

Em segundo lugar no ranking dos fatores mais importantes quando se trata de respeito ao consumidor está a qualidade do produto, com 42% de menções. O índice que é ainda maior na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo (55%), no Rio de Janeiro (47%) e mesmo na capital paulista (46%).

Já quando o assunto é a imagem da empresa, item citado como importante por 34% dos entrevistados, o destaque fica com o Rio de Janeiro, onde houve 43% de menções.

“Os consumidores brasileiros estão cada vez mais exigentes, pois conhecem seus direitos e cobram das corporações que eles sejam cumpridos, e este é um sinal de alerta às empresas que ainda não têm foco total nas satisfação de seus clientes”, diz Meir.