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Os 8 principais erros no imposto de renda que te colocam na malha fina

Além de separar a documentação com antecedência, os contribuintes devem guardar os documentos por pelo menos seis anos

Weruska Goeking

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SÃO PAULO – São vários os motivos que levam os contribuintes caírem na malha fina da Receita Federal e começar a separar a documentação com antecedência ajuda a evitar erros e correrias de última hora. Por isso, é importante que o contribuinte já comece a pensar na declaração do imposto de renda de 2018. 

Além de separar a documentação com antecedência, o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, recomenda que os contribuintes guardem os documentos por pelo menos seis anos depois de enviar a declaração a Receita Federal, pois poderão ser solicitados a qualquer momento pela Receita Federal para prestação de conta.

Veja os principais fatos que levam os contribuintes a caírem na malha fina:

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1. Informar despesas médicas diferente dos recibos
2. Informar incorretamente os dados do informe de rendimento, principalmente valores e CNPJ
3. Deixar de informar rendimentos recebidos durante o ano. Às vezes é comum esquecer de empresas em que houve a rescisão do contrato
4. Deixar de informar os rendimentos dos dependentes
5. Informar dependentes sem ter a relação de dependência, por exemplo, um filho que declara a mãe como dependente, mas outro filho ou o marido também lançar
6. A empresa alterar o informe de rendimento e não comunicar o funcionário
7. Deixar de informar os rendimentos de aluguel recebidos durante o ano
8. Informar os rendimentos diferentes dos declarados pelos administradores/imobiliárias

A empresa também pode levar o funcionário à malha fina. Veja os casos em que isso geralmente acontece:

1 – Deixa de informar na DIRF ( Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) ou declara com CPF incorreto
2 – Deixar de repassar o imposto de renda retido do funcionário durante o ano
3 – Altera o informe de rendimento na DIRF sem informar o funcionário