São Paulo aprova cobrança de imposto sobre Netflix e Spotify

Serviços de streaming não recolhiam ISS  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça-feira (31) o projeto de lei 555/2015, que estabelece a cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviço) para serviços que até então não sofriam essa obrigatoriedade. Empresas de streaming como Spotify e Netflix estão nessa lista.

De acordo com o órgão, a alteração, aprovada por 31 votos a 12, com duas abstenções, foi necessária para adequar São Paulo à Lei federal assinada pelo presidente Michel Temer no ano passado.

Haverá aumento da tributação do ISS em 2,9% para esses serviços, e, conforme sugestão de Police Neto, 5% do montante captado com a arrecadação deverá ser usado na criação de polos de fomento tecnológico.

Continua depois da publicidade

Na mesma sessão, foi aprovada a criação de uma empresa pública para antecipar os valores orçados para multas de trânsito, assim como de aplicativos de carona remunerada como Uber, Cabify, Easy e 99.

O Executivo foi autorizado a captar R$ 1,2 bilhão no mercado financeiro com o objetivo de incrementar programas de recapeamento, transporte público, saúde e educação. O valor representa aumento de R$ 150 milhões no valor total ante o primeiro texto apresentado pelo governo sobre a questão.  

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney