Conteúdo editorial apoiado por

Insatisfeito com sua restituição do imposto de renda? Veja 6 dicas para turbinar o valor em 2018

Se o contribuinte começar a pensar na declaração do imposto de renda com antecedência, reduzirá as preocupações com erros e possibilitará a recuperação de mais dinheiro na restituição

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – É comum que contribuintes fiquem insatisfeitos com o valor de sua restituição do imposto de renda, pois acreditavam que o montante a ser recebido poderia ser muito maior.

Contudo, se o contribuinte começar a pensar na declaração do imposto de renda com antecedência, reduzirá as preocupações com erros e possibilitará a recuperação de mais dinheiro na restituição.

“É preciso pensar já em 2017, para em 2018 aumentar os valores a serem recebidos. Alguns investimentos que podem ser utilizados a favor do contribuinte em relação ao imposto são previdência privada e doações que podem ser abatidas”, explica Welinton Mota, diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O especialista afirma que é preciso ter em mente que depois que acabar o ano nada mais pode ser feito. “A tão falada cultura do brasileiro de deixar o imposto de renda para última hora tem reflexo em erros que podem levar à malha fina e também à diminuição da restituição”, avalia Mota.

As atitudes para turbinar a restituição podem ser desde as mais simples, como guardar adequadamente todos os comprovantes de gastos com educação e saúde, até as mais sofisticadas, como doações e realização de previdências privadas.

Veja as dicas do especialista para aumentar a restituição:

Preenchimento do rascunho da declaração do imposto de renda
O aplicativo da Receita Federal de rascunho do imposto de renda pode ser instalado nos computadores ou nos smartphones e tablets por meio do novo aplicativo IRPF.

“Essa novidade reforça o que sempre informamos aos nossos clientes, de que a declaração não deve ser feita apenas quando abre o período de entrega, mas sim durante todo ano, já possibilitando que se tenha uma prévia de qual melhor tipo de declaração a ser enviada e dos dados a serem inseridos, também evita os riscos de cair na malha fina”, explica Mota.

Previdência privada
Para quem quer abater plano de previdência privada, é importante deixar claro que isso apenas poderá ocorrer quando é feito no modelo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), em um limite de 12% do valor tributável total, antes de qualquer dedução.

Também é dedutível do imposto de renda para quem já contribui para os sistemas previdenciários oficiais, como trabalhador do setor privado, autônomo ou funcionário público.

Guardar documento de gastos com saúde, educação e pensão

Nos casos de despesas médicas, odontológicas, educação e pensões alimentícias judiciais basta guardar adequadamente os documentos para garantir a restituição. É importante não passar informações nessas áreas que não estejam em conformidade com a realidade.

“O Fisco está fechando o cerco às informações irregulares e, a partir de evoluções tecnológicas e cruzamento de informações, tudo o que for declarado deve ser comprovado adequadamente”, conta o diretor da Confirp.

Doações
As doações podem ser uma forma de direcionar o dinheiro que paga ao governo para ações que tragam benefícios para a comunidade, mas isso vale somente para quem faz a declaração completa do imposto de renda.

O limite é de 6% do imposto devido que pode ser destinado para fundos de direitos da criança e do adolescente. As doações e os patrocínios para projetos enquadrados como incentivo a atividades culturais, artísticas e incentivos a atividades audiovisuais também podem ser incluídos.

 Empregada doméstica

Quando o contribuinte possui empregada doméstica, é importante registrar os valores pagos ao INSS. Caso possua duas empregadas e dois membros da família declare, deve ser feito o registro em nome de cada cônjuge, podendo assim abater o valor em cada uma das declarações.

Preocupação com dependentes
Muitas vezes o contribuinte não pensa que pai e mãe, dentre outros casos, podem ser dependentes, e que é possível abater suas despesas com assistência médica.

Este caso deve ser avaliado previamente, sendo que os rendimentos deles serão somados em sua declaração e poderá aumentar a sua faixa de tributação. Assim, avalie se a soma dos abatimentos é superior ao imposto gerado por conta do acréscimos aos seus rendimentos.