Conteúdo editorial apoiado por

Receita abre consulta ao primeiro lote da restituição do IR

Cerca de 1,6 milhão de contribuintes receberão crédito bancário no valor total de R$ 3 bilhões

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Receita Federal abriu nesta quinta-feira, 8, às 9h a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2017. O depósito deste lote será realizado no dia 16 de junho.

O primeiro lote entrega a restituição os contribuintes que têm prioridade por lei, sendo 1,5 milhão de idosos e 108,5 mil contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave. Cerca de 1,6 milhão de contribuintes receberão crédito bancário no valor total de R$ 3 bilhões. 

Os valores serão corrigidos pela taxa básica de juros (Selic) de maio e junho deste ano, equivalente a 1,93%. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a receita, este lote lote de restituição também contempla créditos residuais dos exercícios de 2008 a 2016. Estes lotes terão correção de acordo com a Selic do período. 

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet, o app, ou ainda usar o Receitafone (146). 

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Depois disso, o contribuinte só poderá solicitar o valor em questão através de um Formulário Eletrônico.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deverá comparecer a uma agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento do banco para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney