Conteúdo editorial apoiado por

Imposto de Renda: saiba o que pode aumentar o valor da sua restituição

O diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welington Mota, explica quais são e porque

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Todo o trabalho de declarar o imposto de renda pode ser compensado com a restituição, em que você recebe parte do dinheiro de volta.

Entretanto, nem todas as pessoas sabem aproveita-la: a falta de algumas informações na declaração fazem com que o valor recebido seja melhor e também que o contribuinte arque com gastos com educação e saúde, que poderiam ser abatidos.

Outro fator que também ajuda, mas que não é tão praticado pelos contribuintes, é pensar no imposto de renda com antecedência, não somente nos meses em que a declaração deve ser entregue. “É preciso pensar já em 2016 para em 2017 aumentar os valores a serem recebidos, mas é importante ter em mente que depois que acabar o ano nada mais pode ser feito”, explicou Welington Mota, diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O diretor separou os principais fatores que fazem a restituição do IR ser maior:

Preenchimento do rascunho do IR
Através do aplicativo da Receita Federal é possível preencher um rascunho de sua declaração, que poderá ser alterado posteriormente. Segundo Mota, isso permite que o cidadão tenha uma prévia de qual a melhor declaração deverá ser enviada, possibilitando que a restituição seja maior, e também evita os riscos de cair na malha fina.

Previdência privada
Quem contribui para planos de previdência privada pode abater isso do IR caso ocorra no em modelo PGBL, cujo limite é de 12% do valor tributável antes de qualquer dedução. Cidadãos que já contribuíram para sistemas previdenciários oficiais, seja como trabalhador do setor privado, autônomo ou funcionário público, também podem deduzir a contribuição do IR.

Continua depois da publicidade

Guardar documentos de saúde, educação e pensão
Despesas médicas, odontológicas, instruções e pensões alimentícias judiciais podem garantir a restituição do IR, mas, para isso, todos os documentos que comprovem os gastos devem ser guardados.

Mota ressalta também que mentir sobre essas informações é perigoso: “O Fisco está fechando o certo às informações irregulares a partir de evoluções tecnológicas e cruzamento de informações, tudo o que for declarado deve ser comprovado adequadamente”, disse.

Doações
Doações beneficentes para ações que tragam benefícios para a comunidade podem ajudar na restituição, mas é válida apenas os cidadãos que fazem a declaração completa do IR. No máximo 6% do IR devido são destinados para fundos de direitos da criança e do adolescente; as doações podem ser para projetos de incentivo a atividades culturais e artísticas e a atividades audiovisuais.

Publicidade

Empregada doméstica
Se o contribuinte tiver uma empregada doméstica registrada, conforme as leis trabalhistas, é possível lançar os valores pagos ao INSS no IR.

Dependentes
Pai, mãe e filhos podem ser dependentes e as despesas podem ser abatidas com assistência médica. Os rendimentos de cada dependente serão somados ao do contribuinte, o que pode fazer com que a faixa de tributação aumente.

Por isso, antes de coloca-los como dependente, avalie se a soma dos rendimentos fará com que sua faixa de contribuição aumente.