Fazenda pode baixar imposto de bebidas quentes

Vinhos, espumantes, cachaças e licores entram na lista

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O setor de vinhos, espumantes, cachaças e licores quer aprovar uma redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para bebidas quentes.

Representantes da indústria se reuniram com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, no Planalto, e disseram que o Ministério da Fazenda deve analisar uma proposta elaborada por parlamentares para baixar esse imposto, de acordo com o Valor

Desde janeiro deste ano, o IPI sobre bebidas quentes vai de 10% a 30%. Para a cachaça, ele é de 25%; o de vinhos é de 10%. Os parlamentares buscam 17% e 6%, respectivamente. Para o ano que vem, a busca é por 5% para os vinhos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o deputado Afonso Hamm, que falou com o veículo, Padilha se comprometeu a fazer a ponte com o Ministério da Fazenda para avaliar a proposta.

A reivindicação vem desde o ano passado, quando o setor tentou garantir um reajuste menor na tributação, em proposta vetada pela presidente Dilma Rousseff.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney