Conteúdo editorial apoiado por

Os 10 países com o maior imposto de renda do mundo

Cerca de 42% do salário do trabalhador belga é pago em Imposto de Renda e contribuição de previdência social

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A Bélgica lidera o ranking da OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development – em português, Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Econômica) de países com impostos mais altos do mundo. O trabalhador belga paga cerca de 42% de seu salário para o governo na forma de Imposto de Renda e contribuição de previdência social. A média de impostos pagos nos países que fazem parte da OECD é de 35,9%.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

O estudo da OECD analisa os impostos em 34 países, fazendo, segundo o CNN Money, a comparação ao subtrair os impostos federais, locais e contribuições com previdência social do funcionário do salário anual médio. O padrão analisado é de um trabalhador solteiro sem filhos ou dependentes. No geral, a edição 2016 do estudo, que analisou os impostos no ano de 2015, concluiu que em 24 dos países analisados os impostos aumentaram relativamente pouco, e apenas a Estônia, Grécia e Espanha tiveram uma queda significante na porcentagem.

Recentemente, a Bélgica aumentou os impostos sobre o álcool, tabaco e combustível, tal como sobre alguns ganhos de capital, juros e pagamento de dividendos. O dinheiro da arrecadação dos impostos é destinado ao sistema de saúde, educação e programas de previdência social.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Brasil
Como não fazem parte da OECD,  Brasil, China, Índia, Indonésia e África do Sul não foram listados no estudo deste ano. Em 2014, entretanto, uma análise do cálculo de impostos brasileiros de 2013 foi divulgada, mostrando que Brasil e a China ficam na faixa dos 33% e 34%.

Desses países, a contribuição Brasileira é mais alta, enquanto a menor é a da Índia. Vale ressaltar que na Índia o trabalhador ganha em média 85 mil rúpias – moeda local, correspondente a R$ 4.454 – por ano e tem que arcar com outros tipos de impostos.

Confira o ranking dos países com os maiores impostos do mundo:

País  Total cobrado em imposto de renda 
Bélgica  42%
Alemanha 39,7%
Dinamarca 36,1%
Áustria 34,9%
Hungria 34,5%
Eslovênia  33,3%
Itália 32,6%
Finlândia   30,9%
Luxemburgo  30,7%
Países Baixos  29,9%

Se somado os custos de contribuição previdenciária patronal, a que a empresa contratante paga, essas porcentagens: na Bélgica, ainda é o mais alto, chegando a 55,3%. Veja como ficam os impostos com essa contribuição incluída e quais os mais altos:

País  Total cobrado do salário do trabalhador
Bélgica  55,3%
Áustria 49,5%
Alemanha  49,4%
Hungria 49%
Itália 49%
França 48,5%
Finlândia 43,9%
República Tcheca  42,8%
Suécia  42,7%
Eslovênia 42,6%