Conteúdo editorial apoiado por

Bitcoins não são consideradas moedas, mas devem constar na declaração de IR

Mais um cuidado a se tomar para não cair na malha fina

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Receita Federal confirmou que bitcoins, litecoins, etheres e quaisquer outras moedas eletrônicas devem ser declaradas no Imposto de Renda – mesmo que não sejam considerados moedas ou valores imobiliários pela regulação brasileira. Isso as torna mais um cuidado a se tomar para não acabar caindo na malha fina.

Como qualquer outro rendimento, os saldos em moedas digitais acumulados até 31 de dezembro do ano passado deverão ser discriminados e caracterizados dentro do item “Bens e Direitos”, na subcategoria “Outros bens e direitos”. O programa para declaração do Imposto de Renda referente ao exercício de 2015 está disponível até o dia 29 de abril

“De acordo com a Receita Federal, quando as vendas em um mês são maiores que R$ 35 mil, os ganhos de capital devem ser tributados em 15% e o pagamento do imposto deve feito até o último dia útil do mês seguinte ao da transação. Para que seja feito o recolhimento, o ideal é que seja usado o Programa de Apuração dos Ganhos de Capital – GCAP”, explica o site Mercado Bitcoin.net, em nota à imprensa.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar de não controladas por governos ou bancos, as moedas digitais podem ser usadas normalmente tanto no consumo quanto em investimentos, desde que declaradas de maneira correta.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney