Governo vai colocar 220 mil soldados visitando casa por casa para deter vírus

Além das campanhas de incentivo ao combate ao mosquito, o governo já está colocando em prática outras medidas para reduzir o impacto do vírus

Júlia Miozzo

(Wikicommons)

Publicidade

SÃO PAULO – Desde o ano passado, o mosquito Aedes aegypti é uma preocupação de saúde pública e do governo, principalmente por conta do vírus Zika, o responsável pelos mais de 320 casos de microcefalia no país.

Além das campanhas de incentivo ao combate ao mosquito, o governo já está colocando em prática outras medidas para reduzir o impacto do vírus: na última segunda-feira (25) o ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou que o governo vai distribuir repelentes de mosquitos gratuitamente a grávidas que participam do Bolsa Família, mais de 400 mil em todo o Brasil.

O Ministro ainda falou sobre ação envolvendo mais de 220 mil homens das Forças Armadas que está sendo planejada para o próximo dia 13, em que “visitarão casa por casa do Brasil”, segundo o Ministro, para orientar famílias a participar do combate ao Aedes aegypti. Castro afirmou que o governo “não vai economizar nada” no combate ao mosquito.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na última terça-feira (26), o Estado de S. Paulo divulgou um acordo entre Brasil e Estados Unidos para produzir a tão falada vacina contra o vírus forma mais eficaz de prevenir a população da doença. Entretanto, ela não estará disponível tão cedo: a expectativa é de no mínimo três anos para que todos os testes e produção sejam finalizados; normalmente, a média de tempo para que uma vacina fique pronta é de até dez anos.

O jornal também afirmou que nesta quarta-feira (27), em Genebra, Suíça, o chefe da delegação brasileira da OMS (Organização Mundial da Saúde), Jarbas Barbosa, reuniu-se com representantes dos EUA para firmar o acordo em que ambas as partes comprometem-se a acelerar os trabalhos da vacina. “Nossa meta é encurtar esse prazo de forma importante”, disse Barbosa, também presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ele também afirmou que a cooperação entre os países já iniciou.