Ministro do Planejamento nega que o governo esteja estudando a criação de imposto

Antigo CPMF seria usado para incrementar a arrecadação tributária, que caíram em relação ao ano passado

Publicidade

SÃO PAULO – Durante a audiência pública na Comissão Mista de Orçamento, que aconteceu na última quarta-feira (27), o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, garantiu que o governo não está estudando a criação de um imposto.

O tributo, que na verdade é o antigo CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira), seria usado para incrementar a arrecadação tributária, que vem caindo, em termos reais, em relação ao ano passado, segundo a Câmara Notícias, da Câmara dos Deputados.

“Nosso esforço tem sido atuar sobre os impostos que já existem. Nesse momento, nós achamos que isso é suficiente para implementar o ajuste fiscal”, disse Barbosa ao ser questionado pelo deputado Júlio Cesar (PSD-PI), que preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comercio da Câmara.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para Cesar, o governo não te capacidade de atingir a meta de superavit primário neste ano, que é de R$ 55,3 bilhões. “Essas medidas [de ajuste] são apenas paliativas, preparatórias para outras medidas, como o ressurgimento da CPMF”, explica.

O deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) ainda questionou o ministro se o governo não conseguiu prever, no ano passado, da crise fiscal que se instalou este ano. Segundo Coimbra, o ministro está tendo que “virar o trem ao contrário”, referindo-se à mudança na política fiscal; já Barbosa rebateu: “O trem não virou ao contrário. Ele está subindo uma ladeira, sem perder a direção”.