Conteúdo editorial apoiado por

Veja o que fazer para declarar o IR sem todos os documentos necessários

Prazo para o contribuinte declarar seus rendimentos para o Fisco termina na próxima quinta-feira (30)

Publicidade

SÃO PAULO – Na próxima quinta-feira (30) termina o prazo para quem deve declarar o Imposto de Renda Pessoa Física desde ano. Normalmente, nessa época, o sistema sofre problemas de congestionamento por causa dos contribuintes que deixaram a entrega para a última hora.

O diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, lembra que “se deixar para o dia 30, o contribuinte irá enfrentar o sistema congestionado ou mesmo enfrentar outros problemas e, caso não consiga entregar a declaração, terá que pagar a multa por atraso, que tem o valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% sobre o imposto devido, mais juros de mora de 1% ao mês”.

Para os contribuintes não consigam todos os documentos necessários, Domingos sugere que uma alternativa é a entrega do material incompleto e depois a realização de uma declaração retificadora. ”Diferente do que muitos pensam, a entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a Malha Fina, porém, depois da entrega deverão fazer o material com muito mais cuidado, pois, as chances serão maiores”.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O especialista ainda afirma que a declaração retificadora também é válida em caso de problemas na declaração já entregue pelo contribuinte, nela os erros serão corrigidos. O prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de ficar na Malha Fina.

Segundo Domingos, o procedimento para a realização de uma declaração retificadora é o mesmo que para uma declaração comum, a diferença é que no campo Identificação do Contribuinte, deve ser informado que a declaração é retificadora.

No entanto, um dos cuidados que deve ser tomado é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original. Além disso, é  fundamental que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior, para a realização do processo.