Ministro admite que Fazenda está pensando em taxar heranças

Respondendo à Lindbergh, o ministro do Planejamento afirmou que uma das alternativas que foram apresentadas é a taxação de grandes fortunas

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Com muita discussão a respeito da taxação de grandes fortunas, o governo está estudando outro imposto: sobre heranças, admitiu o ministro do planejamento, Nelson Barbosa, nesta terça-feira (17). A proposta foi apresentada pelo PT e o Ministério da Fazenda está o estudando. 

De acordo com o Valor, em audiência pública no Senado, o senador Lindbergh Farias afirmou que é necessário o overno apresentar uma proposta para tributar as pessoas mais ricas da sociedade, seja com um imposto sobre grandes fortunas, sobre heranças ou lucro e dividendos. Ele chegou a afirmar que a bancada petista está se mobilizando ao redor disto. 

Respondendo à Lindbergh, o ministro do Planejamento afirmou que uma das alternativas que foram apresentadas é a taxação de grandes fortunas, mas que acredita que essa iniciativa cria problemas – criando movimentos especulativos em momentos de incertezas políticas. Então, disse que o imposto sobre heranças é adotado em vários países e que a Fazenda está analisando a proposta.