Impostômetro atinge R$ 1,4 trilhão no domingo, diz ACSP

No ano passado, o País acumulou esse montante apenas no dia 16 de novembro

Estadão Conteúdo

Publicidade

O total de tributos pagos pelos brasileiros em 2014 chegará a R$ 1,4 trilhão neste domingo, 9. O valor é registrado pelo Impostômetro instalado na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e deve atingir a marca por volta das 7 horas.

No ano passado, o País acumulou esse montante apenas no dia 16 de novembro. Apesar da antecipação da data, o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, indicou que a arrecadação de tributos está crescendo em ritmo mais lento devido à desaceleração da economia. Amato também destacou que, mesmo com esse quadro, o pagamento de impostos está crescendo mais do que a economia.

O Impostômetro foi criado em 2005 para conscientizar a população sobre a alta carga de tributos paga pelos brasileiros. Através do site www.impostometro.com.br, é possível acompanhar a arrecadação no Brasil em tempo real e checar outras dados mais específicos, como quanto cada Estado ou município já acumulou em impostos pagos em determinado período.