Conteúdo editorial apoiado por

6 dicas para pagar menos Imposto de Renda no ano que vem

Quem quer pagar menos imposto nos próximos anos precisa começar o planejamento a partir de agora

Publicidade

SÃO PAULO – A Receita Federal está prestes a depositar o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2014 na conta dos contribuintes e para quem quer pagar menos imposto nos próximos anos, precisa começar o planejamento a partir de agora.

Pode parecer um pouco cedo para se preocupar com a declaração de 2015, mas se você considerar que a temporada do IR começa, que em março, é em relação ao ano base 2014, não dá para começar a pensar no imposto somente em janeiro, é preciso começar a agir desde agora para conseguir uma redução considerável.

Para o especialista em Imposto de Renda da Crowe Horwath, Daniel Nogueira, a organização é o primeiro passo para reduzir a mordida do Leão no ano que vem. “O mais importante é ter as informações sobre as regras do IR e ter todos os documentos necessários em mãos”, explica.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja abaixo 6 dicas para garantir a sua restituição do ano que vem ou pelo diminuir o pagamento do IR:

1- Se prepare
Nogueira orienta que os contribuintes que querem aproveitar as despesas dedutíveis devem guardar todos os comprovantes de gastos com educação e saúde, tanto próprio quanto de dependentes, além de notas fiscais.

2-  Gastos com saúde
Mantenha todas as despesas com saúde na ponta do lápis e as detalhe na declaração do IR para aumentar a dedução. Segundo o sócio-diretor da Hallx Auditoria, Consultoria e M&A, Fernando Segato, lembra que todas as despesas médicas, independente da especialidade, podem ser deduzidas do cálculo. “Gastos com farmácias não contam, a não ser que estejam integrados à conta emitida pelo hospital ou profissional de saúde”, explica. No caso de gastos com saúde, não há limite no valor deduzido.

3- Gastos com educação
O limite para o abate no imposto de renda dos gastos com educação é de até R$ 3.230,46, sendo que podem ser deduzidas despesas em todos os níveis de instrução, (desde educação infantil até a pós-graduação). Porém, Nogueira lembra que gastos com cursos de inglês ou outras atividades extracurriculares não podem ser abatidos.

4- Previdência
Toda contribuição feita ao INSS pode ser abatida do cálculo do IR. Além disso, quem investe até 12% de sua renda em um plano de previdência privada via PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) pagar menos imposto. Vale lembrar que a dedução não significa que o PGBL é isento de imposto de renda. O benefício fiscal, na prática, apenas adia a cobrança para a data de resgate do plano.

5- Doações
As doações são isentas do imposto de renda, porém, em alguns casos, é possível abater até 6% sobre os valores devidos. O benefício é exclusivo para a transferência de recursos para entidades que possuem incentivos fiscais do governo, ou seja, as doações devem ser feitas para alguns fundos, como os fundos municipais, estaduais e nacionais da criança e do adolescente ou do idoso.

6- Simplificada ou completa
Boa parte das deduções é possível somente para quem optar pelo modelo de declaração completo. Por isso, vale avaliar se o recurso é mais vantajoso para você. Caso as suas despesas que podem ser deduzidas forem menores do que 20% dos rendimentos tributáveis ou R$ 15.197,02 opte pela versão simplificada.