Brasileiros já pagaram R$ 500 bilhões em impostos desde o começo do ano

Na próxima terça, às 6 horas, o Impostômetro chegará ao valor um dia antes que em 2013

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Na próxima terça-feira (15), às 6 horas da manhã, o Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) chegará à marca dos R$ 500 bilhões. O valor corresponde a todos os impostos pagos pelos brasileiros desde janeiro deste ano para a União, os estados e municípios. Em 2013, o mesmo valor foi atingido um dia depois (16).

Criado em 2005, o Impostômetro mostra em tempo real quanto os brasileiros pagam em impostos. “O nosso desempenho atual mostra que arrecadamos mais e crescemos menos”, disse o presidente da ACSP, Rogério Amato. “Grande parte dos impostos recolhidos vão para cobrir gastos e custeios da máquina pública. E sobra pouco para investir em infraestrutura, em segurança, em saúde.”

Imposto na Páscoa
Levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) revelou que muitos produtos típicos do feriado da Semana Santa possuem impostos elevados. O preço do tradicional ovo de chocolate, por exemplo, tem 38,53% de impostos. No caso da colomba pascoal são 38,68%. Quem for almoçar fora vai pagar 32,31% de tributos no preço da refeição.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros produtos cujas cargas tributárias também chamam a atenção são bacalhau importado (43,78%), bombom (37,61%) e coelho de pelúcia (29,92%).