Conteúdo editorial apoiado por

IR 2013: é possível cair na Malha Fina mesmo acompanhando o e-CAC?

Especialista esclarece dúvida de leitor sobre declaração do Imposto de Renda

Equipe InfoMoney

questions or decision making concept

Publicidade

Pergunta:”Gostaria de esclarecer uma dúvida: é possível cair na Malha Fina mesmo acompanhando o “status” da declaração no portal e-CAC da receita? Ou só cai na Malha Fina quem consta pendências no portal e não faz a regularização?”

Resposta – Fabiana Chagas: ” Enquanto constar que a declaração está em processamento, significa que está sob análise. Após o processamento, o status será de processada se não houverem pendências. O status “com pendências” significa que alguma situação precisa ser regularizada, sendo necessário consultar o extrato da DIRPF ou, em caso de dúvida, comparecer à Receita Federal. Se o status da declaração constar em análise, significa que aguarda-se resultado de alguma intimação (entrega de documentos) ou que será preciso retificar lançamento. Portanto, é possível que a declaração que por ora está com status “em processamento” venha cair na malha fina posteriormente.”

*Fabiana Chagas – advogada tributarista, sócia do escritório Glézio Rocha Advogados.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Envie sua pergunta para consultor@infomoney.com.br