Conteúdo editorial apoiado por

IR 2013: quando vale a pena ser declarado como dependente?

Especialista esclarece dúvida de leitor sobre declaração do Imposto de Renda

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta: “Fui dispensado do trabalho em 2012 e recebi minha rescisão de contrato mais as parcelas do seguro desemprego. Também no ano passado, passei a contribuir com um plano de previdência privada. Vale a pena ser declarado como dependente da minha esposa?”

Resposta – Eliana Lopes: “Sua esposa pode incluí-lo como dependente fiscal na declaração e obter a dedução anual por dependente no valor de R$ 1.974,72 e aproveitar a dedução das suas contribuições à previdência privada, caso tenham sido pagas ao Plano PGBL. Contudo, deverá também incluir os seus rendimentos recebidos em 2012. O valor recebido de seguro desemprego é isento do imposto de renda, mas os rendimentos tributáveis do trabalho não. Assim, os seus rendimentos serão somados ao da sua esposa para fins de cálculo do imposto devido anual. Dependendo do valor tributável recebido, talvez não valha a pena incluí-lo como dependente. Nesse casos, recomendo uma análise da declaração com o dependente, seus rendimentos e deduções permitidas em lei, ou sem. Assim, poderá verificar qual será o resultado mais vantajoso”

*Eliana Lopes – coordenadora de Imposto de Renda da H&R Block

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Envie sua pergunta para consultor@infomoney.com.br