Conteúdo editorial apoiado por

IR 2013: portador de doença grave tem direito à isenção do IR mesmo trabalhando?

Especialista esclarece dúvida de leitor sobre declaração do Imposto de Renda

Equipe InfoMoney

questions or decision making concept

Publicidade

Pergunta: “Sou portador de Cardiopatia Grave, mas como ainda continuo na ativa, pelas informações do site da Receita, não tenho direito à isenção da tributação do meu salário. Ao mesmo tempo, recebo pensão por morte da minha esposa, a minha dúvida é: por conta da minha doença, como esta não é uma renda por atividade, teria direito a isenção da mesma?”

Resposta – Fabiana Chagas: “A isenção para aqueles que possuem cardiopatia grave, ou demais doenças relacionadas no artigo 6º, XIV, da Lei 7.713/88 é para as verbas referentes à aposentadoria. Assim, se você tem rendimentos decorrentes do trabalho e não de aposentadoria, eles serão tributados.

A verba referente à pensão por morte, em regra, é tributada normalmente, devendo ser declarada na ficha de rendimentos tributáveis recebidos de pessoas jurídicas.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por outro lado, a pensão recebida por portador de cardiopatia grave é isenta, mas quando for sua pensão por invalidez, por exemplo. No caso a pensão não tem qualquer relação com a sua doença, de forma que entendo ser ela tributável.”

*Fabiana Chagas – advogada tributarista, sócia do escritório Glézio Rocha Advogados.

Envie sua pergunta para consultor@infomoney.com.br