Em minhas-financas / gadgets

FBI alerta: é preciso reiniciar os roteadores do mundo todo

Software malicioso teria a capacidade de assumir o controle do roteador doméstico para propagar ataques mundiais coordenados

Roteador WiFi
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Um alerta sem precedentes e com um alcance que pode ser considerado maciço foi dado pelo FBI após ter detectado que hackers da Rússia estariam inserindo um software malicioso que se apropriaria do roteador doméstico. As informações são do jornal El País. 

O software teria a capacidade de assumir o controle do roteador doméstico para propagar ataques mundiais coordenados, além de registrar toda a atividade na rede dos dispositivos conectados. A gravidade desse ataque é tamanha que os hackers poderiam anular completamente a conexão à internet em áreas amplas e promover ataques maciços a alvos determinados.

O alcance dessa infiltração ainda não é conhecido, mas a reportagem do El País informa que mais de meio milhão de roteadores domésticos estariam afetados em todo o planeta. 

O FBI enumerou em uma lista os equipamentos vulneráveis, mas destacou que isso não significa que todos os aparelhos na lista estejam afetados ou sejam suscetíveis a isso. A lista inclui fabricantes como Netgear, TP-Link e Linksys, mas pode haver muitos outros. As autoridades recomendam que os roteadores sejam reiniciados, ou seja desligados da tomada e depois reconectados. Esse procedimento inutilizaria o malware na maioria dos casos, embora não haja garantias disso. Também não evita novos ataques. 

Contato