Em minhas-financas / gadgets

Novo golpe no WhatsApp atinge 50 mil brasileiros em menos de 24 horas

Mensagem com link malicioso promete ingressos grátis para o filme Vingadores: Guerra Infinita

Whatsapp
(Rahul Ramachandram / Shutterstock.com)

SÃO PAULO - Cibercriminosos estão usando o sucesso de bilheteria Vingadores: Guerra Infinita em um novo golpe de WhatsApp. Em menos de 24 horas, 50 mil brasileiros clicaram no link malicioso que promete ingressos grátis para o filme, de acordo com a empresa de segurança PSafe.

A conta é feita a partir de dados do dfndr lab, que impede que os celulares sejam infectados pelo vírus. 

"Pessoal a Marvel está dando pares de ingresso grátis. Eu acabei de pegar o meu", diz uma das mensagens contendo o link. Ao clicar, o usuário é levado a responder questões como “Você já assistiu algum filme da Marvel?”; “Você é maior de idade?”; “Se gostar do filme irá recomendar para amigos e familiares para assistir?”.

Depois de completas as respostas, o site diz ser necessário compartilhar o link com 30 amigos ou grupos de WhatsApp para garantir o ingresso. Esse compartilhamento gera mensagens automáticas e garante que mais pessoas caiam no golpe. 

“Essa estratégia de incentivar as pessoas a compartilhar o link malicioso tem se tornado cada vez mais comum por cibercriminosos, pois permite que o golpe ganhe escala rapidamente, impactando grande número de usuários das mais diversas regiões. Para se ter uma ideia, a maior parte dos golpes que identificamos e bloqueamos desde o início do ano envolvem compartilhamento via WhatsApp”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Contato