Em minhas-financas / gadgets

WhatsApp lança novo recurso para smartphones Android para adequar-se à nova lei

Por enquanto, o recurso está disponível somente para a versão beta do Whatsapp para Android

WhatsApp
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Para cumprir com a nova legislação de dados pessoais da União Europeia, o WhatsApp lançou uma nova função para os smartphones com sistema Android: o download dos dados usados no aplicativo.

Por enquanto, o recurso está disponível somente para a versão beta do Whatsapp para Android. O relatório de dados usados pode levar até três dias para ficar pronto, mas é simples de ser solicitado: basta acessar o menu de configurações do Whatsapp, selecionar a opção “Conta” e, depois,” Solicitar dados da minha conta”.

O relatório inclui os números de telefone dos contatos, grupos dos quais participa, foto de perfil, contatos bloqueados, se houve ou não compartilhamento de dados com o Facebook e a marca e modelo do smartphone usado. Ele não vai incluir as mensagens trocadas pelo aplicativo pois são criptografadas e, segundo o WhatsApp, não ficam armazenadas nos servidores da empresa.

É importante que o usuário não mude de dispositivo ou faça um novo registro no aplicativo enquanto o relatório é preparado – caso contrário, o pedido será cancelado.

Quando o arquivo estiver pronto, o usuário será notificado e o download do relatório poderá ser feito. Para isso, basta fazer o mesmo caminho até a solicitação do download e selecionar a opção “Solicitar informações da conta”.

Além do WhatsApp, o Facebook e Instagram também se preparam para permitir o download de dados do usuário.

Invista seu dinheiro da melhor maneira. Clique aqui e abra sua conta da XP

Nova legislação
A GPDR, sigla em inglês para Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, entrou em vigor recentemente e é vista como a maior reforma na privacidade online desde que a internet tornou-se comercial.

Para adequar-se à nova legislação, o WhatApp também teve que aumentar sua idade mínima de 13 para 16 anos e também criar uma nova sede da empresa na Europa

Contato