Em minhas-financas / gadgets

Instagram testa aplicativo separado para mensagens e mostrará usuários que estão online

Para continuar enviando e recebendo mensagens através da rede social, será necessário baixar o aplicativo separadamente

SÃO PAULO – As “direct messages” enviadas pelo Instagram agora terão um aplicativo separado, tal como aconteceu com o Facebook e o Messenger em 2014.

O aplicativo, chamado Instagram Direct, vai reunir todas as mensagens trocadas entre usuários do Instagram. Para continuar enviando e recebendo mensagens através da rede social, será necessário baixar o aplicativo separadamente.

De acordo com o portal The Verge, o aplicativo ainda está passando por testes. Ele funciona da seguinte maneira: ao ser aberto, a câmera frontal do smartphone já é iniciada, tal como no Snapchat – mas também é possível somente escrever uma mensagem; depois, basta enviar para os contatos desejados.

Sobre o novo app, o Instagram afirma: "Queremos que o Instagram seja um lugar para todos os seus momentos e o compartilhamento privado com amigos íntimos é uma grande parte disso. Para tornar este tipo de conexão mais fácil e mais divertida, estamos testando o Direct - um aplicativo câmera-first que se conecta perfeitamente ao Instagram."

A princípio, somente seis países vão receber o aplicativo: Chile, Israel, Itália, Portugal, Turquia e Uruguai. Ainda não se sabe se ele será lançado separadamente no Brasil. O lançamento do aplicativo de mensagens acompanha o crescimento do uso das direct messages: em abril deste ano, ele já acumulava 375 milhões de usuários únicos por mês.

“Online”
Outra novidade do aplicativo é que ele agora mostra quais usuários estão online – ou seja, utilizando o aplicativo em determinado momento. Tal recurso ficou disponível na última versão do Instagram, já disponível na App Store e Play Store.

É possível ver quais usuários estão online na tela onde se compartilha um Stories. Os usuários que não gostarem, entretanto, podem desativar o recurso no item “Mostrar status de atividade”, nas configurações do aplicativo.

 

Instagram
( Jirapong Manustrong / Shutterstock.com)

Contato