Em minhas-financas / gadgets

Site do governo de SP pode estar minerando criptomoedas no seu computador - e você não percebeu

Os usuários podem sentir lentidão na máquina e não recebem qualquer tipo de aviso da prática

Bitcoin
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O site Portal Cidadão.SP, do governo de São Paulo, foi flagrado na quinta-feira (9) minerando criptomoedas no computador de visitantes, de acordo com denúncia do desenvolvedor da Google, Felipe Hoffa, publicada pelo site TecMundo.

Ao visitar o site do governo, usuários podem sentir lentidão na máquina e não recebem qualquer tipo de aviso da prática, o que pode gerar aumento na conta de energia enquanto o domínio ganha algumas frações de criptomoedas. 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo o site TecMundo, provavelmente, o código minerador pode ter sido colocado no site do governo de São Paulo por um funcionário malicioso. 

Contatada pelo InfoMoney, a assessoria de imprensa do governo informou em nota que "o Portal Cidadão.SP segue operando normalmente. Em razão de uma falha pontual já superada, o código fonte da referida página foi atualizado. A medida não resultou em prejuízos à prestação de serviço população".

Ainda segundo a assessoria, o ocorrido não foi uma deliberação do governo e há desconfiança de um ataque hacker que está, neste momento, sob investigação interna. 

Acessado pela reportagem, o site segue mostrando lentidão acima do usual - especialmente em comparação com outras páginas - na manhã desta sexta-feira (10), assim como observado no acesso feito no dia anterior.

Contato