Em minhas-financas / gadgets

Papel alumínio melhora sinal de WiFi, confirmam cientistas

A superfície refletora aumenta o alcance e melhora os níveis de segurança  

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada na Dartmouth University descobriu o que alguns fãs de tecnologia afirmavam já saber: o uso de papel alumínio pode melhorar o sinal de uma rede WiFi e garantir maior segurança aos dados da mesma. A descoberta promete economia de milhares de dólares aos usuários.

O trabalho dos pesquisadores consistiu na impressão em 3D de um objeto em forma de antena coberto por papel alumínio. Outros testes foram feitos, inclusive envolvendo latas de refrigerante, e a eficácia foi comprovada: ter alumínio em volta do roteador ajuda a melhorar o alcance e a velocidade.

Para melhores resultados, todavia, a superfície refletora deve envolver o objeto no formato correto – justamente aquele que os pesquisadores conseguiram imprimir.

De acordo com a publicação, será possível criar formatos específicos para limitar o alcance do sinal – isso previne que o WiFi chegue a ambientes indesejados ou às casas dos vizinhos, por exemplo. Dessa forma, a segurança também aumenta.

O investimento em um desses objetos será de cerca de US$ 35, segundo os pesquisadores. Eles irão liberar um software para que pessoas comuns consigam imprimir seus próprios “potencializadores de WiFi”. Por enquanto, enrolar a antena de seu roteador em papel alumínio pode ajudar. Confira um vídeo a respeito:

Contato