Em minhas-financas / gadgets

Como usar serviços do Google sem sofrer "espionagem"

Alguns usuários podem preferir que seus dados não sejam usados com fins comerciais

Google Chrome
(Evan Lorne / Shutterstock.com)

SÃO PAULO – Já não é segredo que o Google lucra usando dados de seus usuários para criar anúncios personalizados e facilitar o alcance de seus anunciantes.

Para parte dos usuários, o reconhecimento e uso dos hábitos em prol da personalização de serviços e anúncios é visto como vantagem. Outros, todavia, podem preferir que seus dados não sejam usados com fins comerciais.

A boa notícia é que dividir todos os seus passos com o Google não é obrigatório. Confira a seguir alguns passos para manter a sua privacidade sem abrir mão dos serviços e aplicativos de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

1. Desligar o rastreamento de atividades

Acessando a página de controle de atividades, o usuário consegue selecionar aquilo que deseja ou não que o Google mantenha em seus arquivos. É só clicar neste link pelo navegador do computador e ligar ou desligar livremente cada tópico.

Desta maneira, mesmo que o Google tenha acesso ao seu microfone ou GPS, por exemplo, os servidores não poderão manter salvos os seus arquivos.

O mesmo pode ser feito em aparelhos Androids, nas configurações, e iOS, diretamente nos aplicativos do Google.

2. Navegação anônima ou sem login

Embora o Google sempre sugira que os usuários façam login no próprio navegador, boa parte dos serviços funcionam normalmente sem que isso seja feito. Qualquer usuário, tendo ou não conta no Google, pode fazer pesquisas no Google Search ou Maps sem ter seu histórico rastreado.

Caso não queira deslogar, basta abrir uma janela de navegação anônima para usar os serviços que não exigem a conta.

3. Customização de anúncios

Serviços do Google são gratuitos, mas contêm anúncios. Embora não seja possível livrar-se dos mesmos, os usuários conseguem limitar a customização – e a quantidade de informações pessoais que a companhia usa para selecionar o conteúdo que aparece para cada um.

Clicando neste link, é possível modificar tudo o que o Google fornece aos anunciantes a respeito do seu perfil. Há a opção de simplesmente desativar a ferramenta de anúncios com base em interesses pessoais, ao final da página.

Contato