iOS tem mais problemas que Android, mostra pesquisa

Estudo mostra resultados de desempenho e aplicativos que mais travam em cada sistema operacional

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Android é melhor que iOS, mostrou a pesquisa State of Mobile Device Performance and Health referente ao segundo trimestre de 2016 e lançada neste mês pelo Blancco Technology Group.

Apenas no segundo trimestre de 2016, 343,3 milhões de smartphones foram entregues ao redor do mundo. Usando uma análise desses aparelhos em termos de desempenho, falhas, funcionamento de aplicativos, câmera, bateria, touchscreen, entre outros, essa pesquisa busca uma comparação com base em dados da plataforma SmarthChk nesse período na América do Norte, Europa e Ásia.

Segundo o grupo Blancco, os dispositivos iOS tiveram uma taxa de falha de 58%, perdendo essa batalha para o Android. O iPhone 6 e o iPhone 6S tiveram as maiores taxas de problemas, com 29% e 23%, respectivamente.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já no caso do Android, que no geral tem taxa de falhas de 35%, o Le 1S, da Lenovo, apresentou o pior desempenho, falhando 10% das vezes. Em seguida aparecem o Le S1 Eco, com 9% e o Lenovo Vibe K5 Plus, com 7%, o que coloca a fabricante como a de pior desempenho dentro da gama de Androids.

A Samsung é apresentada como a marca que teve mais falhas somadas, mas isso ocorre em parte devido ao fato de ter sido responsável por 37% das vendas de smartphones no período. Nenhum Samsung aparece no top 5 de aparelhos com mais falhas.

Problemas no iOS

Continua depois da publicidade

Segundo a Blancco, os principais dentre os problemas em iOS tiveram relação com o mau funcionamento de aplicativos, com 65% dos casos. Em seguida, veio a conexão WiFi. Em notas sobre o iOS 9.3, a Apple chegou a falar especificamente sobre essas falhas de conexão, que ocorriam na maior parte das vezes quando há muitos dispositivos conectados à mesma rede, de acordo com a própria companhia.

Cinco entre os 10 apps com maior taxa de problemas são redes sociais. O Snapchat foi responsável por 17% das falhas; o Instagram, por 14%; o Facebook por 9% e o Facebook Messenger por 5%.

Problemas no Android

Já no Android, nenhum dos 10 apps com mais falhas estão nessa categoria. As maiores taxas de falhas estão no Google Play, com 12%. No segundo lugar, há um empate entre Google Contact Sync, Address Book, Photos e TouchWiz Home, ambos com 5% das falhas.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney