Como fazer seu Google Chrome funcionar mais rápido

O navegador mais utilizado em todo o mundo também apresenta alguns problemas

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo sendo o navegador mais utilizado em todo o mundo e a melhor opção entre os disponíveis, o Google Chrome pode deixar seu computador mais devagar e não funcionar tão bem quanto promete.

Se você não deseja abrir mão do Google Chrome, mas precisa melhorar a maneira como funciona, confira essas dicas do The Guardian:

Livre-se de todos os plug-ins que não utiliza
Uma das maneiras mais simples de torna-lo mais rápido é desinstalar todos os plug-ins que você possui, mas não utiliza. Alguns podem ser úteis, mas outros só vão deixar seu navegador mais pesado.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para isso, digite chrome://plugins na barra de endereços e desative os que não deseja mais.

Faça com que os plug-ins restantes sejam menos impactantes

Se você deseja manter alguns plug-ins instalados, deixe-os mais “leves”
No menu de configurações, procure “Configurações avançadas” e “Configurações de Conteúdo”, em Privacidade. Por fim, selecione “Deixe-me escolher quando executar o conteúdo do plug-in”. Com isso, ele não será ativado automaticamente todas as vezes que for necessário, o que pode deixar seu computador mais devagar.

Continua depois da publicidade

Remova extensões desnecessárias
Uma das vantagens do Chrome é a possibilidade de instalar extensões e ter funcionalidades extras, mas cada uma das instaladas deixam o navegador mais pesado e, assim, passam a exigir mais da memória do seu computador.

Digite chrome://extensions na barra de endereços ou selecione “Extensões” na opção “Mais ferramentas” do menu lateral à barra. Basta removê-las depois disso.

Suspenda suas abas
O Chrome e os demais navegadores funcionam melhor quando poucas abas estão abertas. Se você precisa de, por exemplo, 10 delas abertas e ainda deseja que ele funcione rápido, você pode “suspendê-las”.

Uma aba suspensa pode ser recarregada facilmente. A sua vantagem é não perder a página que estava aberta, mas não comprometer a velocidade do seu computador.

A primeira maneira de fazer isso é através da extensão Great Suspender, que permite que você suspenda a aba e consiga removê-la da memória utilizada depois de um determinado tempo que ela não foi utilizada.

Use um servidor de dados
Se o Chrome não deixa seu computador devagar, mas desacelera a conexão de sua internet, o Google’s Data Server pode ajudar.

Ele faz com que todo o tráfego não criptografado da internet seja comprimido em um sistema hospedado nos servidores do Google, o que diminui a quantidade de dados que o Chome faz download por página. Assim, as páginas passam a carregar rapidamente.