Especial Consumo

iOS ou Android? Veja qual é o melhor sistema operacional para o seu perfil

Segundo especialista, consumidores precisam saber que tipo de experiência querem obter com um sistema operacional
Por Welington Vital  
a a a

SÃO PAULO – Se você ainda não provou a experiência móvel proporcionada pelos smartphones e seus sistemas operacionais ou se já possui um smartphone e tem curiosidade em utilizar outro sistema operacional é preciso ficar atento ao seu perfil de usuário.

Listamos as principais características do iOS (Apple) e do Android (Google), os dois maiores sistemas operacionais de dispositivos móveis disponíveis no mercado, mas antes de optar por um sistema você precisa responder a seguinte pergunta: quais são as suas necessidades ao utilizar um sistema operacional?

O diretor de marketing e produtos da MC1, Julio Fabio Chagas, explica que os dois sistemas são altamente modernos e que evoluíram muito, comparado com os outros sistemas operacionais do mercado.

“Não há uma divisão de qual é melhor ou pior, mas sim do que o consumidor busca”, explica Chagas.

Perfis de consumo
Listamos dois perfis de consumidores para identificar qual sistema é mais apropriado.

Consumidor Nível 1: classificamos nesse perfil consumidores que querem ou precisam utilizar plataformas móveis, mas não são fanáticos por novidades e só utilizam as funções básicas de um smartphone.

Para esse consumidor o especialista indica a compra de um smartphone com iOS, que é um sistema operacional que não exige um conhecimento avançado além de ser mais didático.

“IOS também é melhor paras crianças, pois os pais podem ter maior controle sobre os aplicativos baixados. É uma plataforma estilo Big Brother mesmo”, ressalta Chagas.

O iOS permite que os pais façam um controle de segurança sobre os itens baixados pela criançada. O sistema bloqueia o download de arquivos e aplicativos considerados impróprios para menores.

Consumidor Nível 2: nesse perfil consideramos consumidores com conhecimento mais avançado em plataformas móveis e que buscam novidades com mais frequência. Nesse caso, o Android é o sistema mais indicado por permitir mais liberdade ao usuário, tanto em conteúdo de aplicativos como em variedade de dispositivos.

Na opinião de Chagas, o Android oferece mais riscos aos usuários no que diz respeito à segurança de downloads.

“Se o consumidor não está tão preocupado com a segurança pode optar pelo Android, no Google Play você tem softwares de todo mundo e de todo jeito, já na loja da Apple Store vai encontrar apenas conteúdo que a empresa testou e aprovou”, opina.

Pontos positivos e negativos

Android (+)

  • Permite maior liberdade de compartilhamento entre aparelhos de diversos fabricantes com ou sem o sistema Android.
  •  O usuário encontra grande variedade de aparelhos, de diversas marcas e versões do sistema.
  • A variedade de dispositivos proporciona preços acessíveis a todos os bolsos.

   (-)

  • No Android o sincronismo entre aparelho pode ser trabalhoso. O usuário precisa de aplicativos específicos para sincronizar o smartphone com o computador de mesa, notebook, tablet ou a TV.

iOS (Apple) (+)

  • Maior segurança dos downloads de aplicativo da Apple Store.
  • Maior facilidade de manuseio dos sistemas e dispositivos, ideal para usuários iniciantes.
  • Sincronização entre aparelhos Apple (computadores, notebooks e tablets) sem precisar de softwares específicos ou criar várias contas.

(-)

  • Aprisionamento dos produtos Apple – o usuário não tem liberdade de compartilhar arquivos com usuários de outros sistemas através de bluetooth, por exemplo.
  •  Maioria dos aplicativos da Apple Store são pagos
  • Usuários só podem fazer downloads de músicas pelo iTunes e não podem compartilhar as músicas baixadas. 
  • As músicas baixadas não podem ser utilizadas como toque para chamadas.

Dispositivos
É impossível falar de iOS e Android sem comparar os dois maiores smartphones que disputam a preferência dos usuários – iPhone 5 e Samsung Galaxy S3

Galaxy S3 e iPhone 5

Nessa discussão, vamos começar pelo processador que as duas estrelas carregam. O Galaxy S3 possui o Quad-Core de 1,4 Ghz, enquanto o iPhone 5 carrega o Apple A6 (Dual Core). Os dois processadores são excelentes, mas o Galaxy é duas vezes mais rápido por possuir 1,4 GHz em cada um dos seus quatro núcleos, enquanto o iPhone possui 1,5GHz em cada um dos seus dois núcleos.

Nosso entrevistado, no entanto, enfatiza que a maior potência do S3 só é perceptível por usuários que utilizam os smartphones para jogar games. Já para usuários que não têm o hábito de baixar jogos no dispositivo, essa diferença é imperceptível e nesse caso deve optar pelo mais barato.

Com relação a resolução, mais uma vez o Galaxy sai na frente. O aparelho possui tela de 4,8 polegadas com resolução de 720 x 1.280 pixels. Já seu concorrente possui tela de 4 polegadas com resolução de 640 x 1.136 pixels.

Chagas explica que essa diferença é perceptível em uma tela de 15 polegadas, por exemplo. Já em telas menores, como é o caso dos aparelhos, essa percepção é maior entre profissionais de imagens.

Veja tabela completa das características dos dois aparelhos:

iPhone 5 x Samsung Galaxy S3
Características iPhone 5 Samsung Galaxy S3
Sistema operacional  iOS 6 Android 4.0.4 (Icecream Sandwich) with TouchWiz 4.0
Processador  A6 Dual-Core (1.5 GHz) Samsung Exynos  Quad-Core  ( 1. 4 GHz)
Tela  4 polegadas (1136 x 640 pixels) 4.8 polegadas  (1280 x 720 pixels)
Tecnologia da Tela  LED-backlit IPS TFT HD Super AMOLED (PenTile)
RAM 1GB 2GB / 1GB 
Memória  16 / 32 / 64 GB 16 / 32 GB
Memória Expansível  Não  até 64GB (MicroSD)
Dimensões  123.8 x 58.6 x 7.6 mm 136.6 x 70.6 x 8.6 mm
Peso 112 gramas 133 gramas
Câmera 8MP / f/2.4 8MP / f/2.6
Flash LED LED
Câmera frontal  1.2MP 1.9MP
Gravação de vídeo HD (1080p) HD (1080p)
Bateria  1,418mAh (dura 8hrs com uso do 3G) 2,100mAh Li Ion (dura 11h40 com uso do 3G)
Bateria removível? Não  Sim
Conexão  Wi-fi, 3G, 4G, LTE, Bluetooth 4.0 Wi-fi, 3G, 4G, LTE, Bluetooth 4.0, NFC
Saída de Vídeo Dock HDMI, MHL, DLNA
NFC No Yes
Nuvem de sincronização iCloud Dropbox 50GB
Data de lançamento (Brasil)  Dezembro, 2012 Junho, 2012
*Fonte MC1

Em resumo, o consumidor precisa saber o que ele busca em um smartphone ou sistema operacional. Não se deve comprar um aparelho por status, mas sim pela usabilidade e a experiência que aquele produto irá lhe oferecer.

Opinião dos consumidores
O supervisor de Contact Center, Carlos Eduardo Ramos, de 23 anos, diz que não troca o seu iPhone 4S com sistema operacional iOS 5.1 por nenhum smartphone com Android.

“Recentemente eu tentei fazer a troca e acabei comprando um Samsung Galaxy S3, mas tive muitos problemas com a dinâmica do sistema e três dias depois acabei devolvendo o aparelho e voltando a usar o iPhone 4S”, conta Ramos.

Segundo ele, o sistema Android apresentou algumas travas além de ser mais complicado de navegar. Ramos ainda informou que, diante das dificuldades em usar o sistema, retornou a loja para pedir ajuda ao vendedor que lhe informou que o sistema era mais difícil mesmo para quem não estava acostumado.

No entanto, o que fez Ramos optar por voltar a usar o iOS foi a falta de segurança dos aplicativos disponibilizado pelo Android. “Em dois dias de uso eu peguei três vírus em programas básicos baixados na loja Google. Quem utiliza o iOS sabe da segurança que a Apple Store oferece e por isso tem o costume de baixar aplicativos sem preocupações”, ressalta.“A segurança, facilidade e qualidade dos serviços Apple me fazem ser fiel a marca”, conclui.

Já o analista de sistemas, Guilherme Almeida, de 23 anos, é usuário do Android há um ano e diz que não tem do que reclamar.

“O sistema é ótimo, fácil de navegar e me proporciona a liberdade que os produtos Apple não oferecem”, ressalta.

O analista de sistemas conta que já teve um iPhone com o sistema iOS e resolveu trocar para ter mais liberdade de compartilhamento de dados com outros dispositivos. “O Android segue um padrão em qualquer dispositivo, seja qual for o fabricante do aparelho é possível trocar arquivos e compartilhar dados com outros usuários, isso facilita muito”, explica.

Sobre a segurança dos downloads de aplicativos, Almeida informou que com cuidados básicos, como instalar um antivírus no smartphone, pode resolver os problemas de segurança nos itens baixados.

Segundo ele, a funcionalidade dos sistemas é satisfatória “no geral os dois sistemas funcionam muito bem, são competidores a altura, o que demanda mesmo é a preferência do usuário”, conclui o usuário do Android.

 

Acompanhe as cotações de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Deixe seu comentário

Romeu Humberto de Souza (22/11/2012 08:58:11) Dúvida cruel !!
Sidney Machado de Campos (22/11/2012 09:23:17) Seja livre,vá de Android .
Anderson De Oliveira Santos (22/11/2012 09:33:28) Tb tô com essa dúvida cruel...
(22/11/2012 09:37:35) Matéria bem bacana. Mas alguns pontos mostram que quem escreveu a matéria não sabia bem sobre o que estava escrevendo: - Mas de onde tiraram que "no Android, o usuário precisa criar uma conta em cada aplicativo que baixa"? - A "nuvem de sincronização" do Android é o Google Drive. Dropbox não é um aplicativo específico para o Adroid. Pode ser instalado tanto no Android como no iOS. - Resolução maior não significa melhor. O que conta para uma melhor visualização é a densidade do display (Pixels Per Inch) e nesse ponto o iPhone que sai na frente: 326ppi contra 306ppi do Galaxy S3. Jornalistas, pesquisem mais sobre o que escrevem, por favor!!!
Luiz Dias (22/11/2012 10:14:01) Dúvida??? Android certeza. Experiência própria. Eu tinha um Androidi e minha esposa um iPhone4. Quanto comprei o S3 ela não demorou uma semana pra pedir um pra ela (rsrs). E ela mesmo disse que é muito melhor. Esse tal Ramos que aparece no artigo dizer que é mais complicado de usar o Android é besteira. Se o cara tá acostumado com um sistema é óbvio que ele vai estranhar o outro no começo. E essa de pegar vírus é porque o cara não sabe o que faz. Eu uso Android fazem dois anos, baixo um monte de coisa da Play Store e nunca peguei um vírus sequer. É só ler os comentários e as avaliações direitinho antes de sair baixando qualquer porcaria. Vc está sujeito à mesma coisa usando o Windows. Qual a diferença então? Vão de S3, não irão se arrepender. Hoje mesmo tinha atualização para o Jelly Bean.
Aderbal Nunes (22/11/2012 11:35:51) Que matéria bosta foi essa? kkkk o jornalista que escreveu mostra claramente que não entende de nenhuma das plataformas
(22/11/2012 11:59:44) Android e Dual chip, dupla perfeita! Estou com o Galaxy S Duos e 100% satisfeito.
Thiago Kobashigawa (22/11/2012 12:32:34) Matéria nenhum pouco tendenciosa ao S3... Primeiro em comparação: "É uma plataforma estilo Big Brother mesmo" - Comparar o iOS com o Big Brother?! Android é A Fazenda ou a Casa dos Artistas? "As músicas baixadas não podem ser utilizadas como toque para chamadas." - Podem sim, é só configurar no iTunes, não tem nada demais, quem usa Android e não acha ele um sistema difícil, certamente consegue fazer essa configuração no iPhone. Pablo Vieira está correto na resolução: "- Resolução maior não significa melhor. O que conta para uma melhor visualização é a densidade do display (Pixels Per Inch) e nesse ponto o iPhone que sai na frente: 326ppi contra 306ppi do Galaxy S3." A tela retina do iPhone é melhor que a tela dos Galaxys. "Usuários só podem fazer downloads de músicas pelo iTunes e não podem compartilhar as músicas baixadas." Dá para baixar músicas no computador e depois sincronizar com o iPhone... De qualquer forma, não vejo isso como um ponto negativo; dá para por suas músicas no celular. "Maioria dos aplicativos da Apple Store são pagos" - É lógico alguém que paga dois mil reais num celular e depois não ter noventa e nove centavos de dólar para comprar um app? E os outros apps mais caros do iOS também são pagos no Android. Fora que tem a opção de Jailbreak. Quem aproveita a "liberdade" oferecida pelo Android também paga pelo seu preço: como é um S.O. que tem em quase todo celular (modelos de duzentos reais à dois mil), ele pode ficar instável; sem contar os apps no Google que são/têm vírus. Só para não parecer que a Apple é mil maravilhas: O seu sistema fechado é uma faca de dois gumes; dá sua devida segurança, mas ficamos presos ao iOS e perdemos coisas simples como o bluetooth. Também faltou comparar a resistência dos aparelhos; o iPhone é um pedaço de vidro: caiu, quebrou. O que a matéria deixa bem clara (e concordo) é que o principal fator na hora da compra destes celulares não são os seus respectivos sistemas operacionais - mas o perfil do cliente.
Joabel Barbieri (22/11/2012 12:37:00) O cara achar dificil de mexer no Android deve ser muito fraco! S3 e galaxy note são imbatíveis e é por isso a escolha lógica de quem gosta de tecnologia e quer algo mais de um smart do que fazer ligações apenas!
Thiago Kobashigawa (24/11/2012 14:54:22) Morre.
André Luiz Ferreira Evangelista (25/11/2012 09:01:03) Antes eu usava a um tel da samsung com Android, posteriormente tive a oportunidade de pegar um Iphone, além do fato de a bateria do iphone não durar nada, o sistema e muito fechado. vendi o Iphone e comprei um Galaxy s2 voltando para o Android.
Gabriel Mauro (26/11/2012 10:48:07) Sério? Bom saber!
Givaldo Filho (26/12/2012 17:27:10) Quero ver vc trocar de rom no seu iphone!
O Zueira da Net (04/01/2013 10:35:18) ue s tem falta de seguranca....realmente tem..por o Android e mais indicado para quem sabe ou curte muito "tecnologia"...agora tambem existem antivirus..que escanea...os aplicativos antes de instala....e a msma coisa...de vc usar um Windows....e o Linux...um nao tem seguranca nenhuma e outro tem segurança...para quem sabe ultilizar tambem....
Helamã Christian (06/02/2013 23:19:59) velho eu tenho um Galaxy Y Tv, cara um celular bem báscico velho eu faço de tudo nele, ele vem de fábrica 2.3.6 Girgebread e coloquei o mais atual o Jellybea 4.0, e cara eu almentei o processador de 832 Mhz para 1,0GH, sem falar que eu baixo qualquer jogo de graça na internet e cara meu pai tem um IPad 3 e velho ele ta pra vender, é muito limitado, cara tudo é pago, eu tive o Resident 4 de graça completo e ele pagou e nem veio completo, perai, e cara o Android se você fazer um curso bacana como eu fiz eu modifiquei a Rom do poderoso Nexus e coloquei ni meu celular velho o Jellybean, cara Android é muito foda, no meu minimo Galaxy Y eu coloquei Mordern Cobat 4 cara, usando o chainfire que ainda tem esse, se o jogo é muito avaçado o chainfire ele reudz os gráficos que combinem com o seu aparelho, cara eu nunca peguei um virus no Google Play cara, nunca, é por isso que o meu Nexus 7 muito foda ele, a chegando pra mim dos EUA com tradução 100% BR que um amigo Brasileiro comprou e checou pra mim ai ele vai mandar um pra mim, velho Android é mais que um sistema operracional é um Mundo onde cara tudo é possivel, eu transformei o meu Gy melhor que um LG Optimos L5, tem jogos que o meu primo com o seu L5 compra no Google Play e nem pega ja eu baixo da internet e pega,é so isso que o Google Play tem que mudar, apps que funciona num aparelho mais na Play Store diz que não funciona ai é mulecagem, so esse o contra, a sem falar que eu almetei a memoria interna pra 500MB se eu tivesse um S3 imagine o que eu ia fazer cara
(25/02/2013 17:41:25) Sim, correto. Mas a questão nem é aparelho ou S.O o que mostra, é que a apple gosta de tomar o famoso "balão" dos concorrentes... desse jeito vai ganhar do vasco da gama no quesito melhor vice. E tem sempre os tontos que compram o produto só pra vomitar na cara dos outros, mostrando que tem o famoso bostaphone da maçãzinha comida e podre, grande bosta.
Braz Souza (13/03/2013 21:03:54) Sinceramente? Essa matéria não faz sentido, sempre ouvi dizer que o IOS é superior ao Android. Tenho um sony ericsson com Android 4.0 e vive dando pau no sistema. Sei lá parece matéria paga.
Alessandro De Souza (02/04/2013 14:19:50) Perfeito Pablo Vieira, voce citou bem. A sincronização acontece de uma forma tão simples pelo Android que eu nem acredito. Tudo vai para o Google Drive, Gmail, Google Agenda...tudo. Parabens pelo seu comentário.
Stephanie Prado (07/04/2013 11:56:26) Acredito que o único ponto fraco do Android são as propagandas de aplicativos... Tenho meu Galaxy Tab faz alguns meses e nunca peguei um vírus sequer, e não acho nada complicado. E tenho um iPod Touch também...
Wilter Domingues (16/04/2013 19:03:28) cara cala a boca, nem da pra atualizar o galaxy y tv pro android jellybean. E vc disse que aumentou o processador? tipo para de falar merda, não dá pra se '' aumentar '' um processador
Alisson Bacelar (01/05/2013 18:55:20) Wilter o que é um Overclock pra você? Você simplesmente aumenta o clock do processador... Aprenda a interpretar!
Érica Ramos Réus (25/06/2013 16:07:09) eu tenho um s3 mini e estou muito satisfeita, não trava e é um sistema muito aberto pra quem gosta de deixar o celular com a sua cara..
Artur Vinicius (15/08/2013 14:28:56) - Sou mais o Android'!!!
Dener Carvalho (15/10/2013 17:51:11) Helamã Ewerton estava na duvida em comprar o iphone 5s ou o galaxy s4 mas depois do que vc disse vou optar pelo s4 já que procuro um Smartphone bem tecnológico e que possa rodar pastante jogos e que seja bem menos restrito como os da Apple valeu cara pelas dicas
Valdir Valdemir de Oliveira (25/11/2013 15:56:27) Estou com 65 anos se resolvi fazer Técnico em informática e precisei fazer um trabalho sobre IOS x Android, para mim foi maravilhoso a explicação contida. muito obrigado
Raffa Bonon (02/12/2013 14:18:49) Diferença dos aparelhos: quem tem grana - iphone e mac em geral ! Pobres: galaxy e a pobreza da samsung!
Matheus Amorim (27/01/2014 00:54:14) e obvio que você não sabe absolutamente nada de sistemas e desempenho pois os smartphones com android mostraram um desempenho bem melhor por varias razoes como a velocidade de processamento toda a linha i phone só tem processadores dual core o que não e um processador nada ruim mais não e o melhor ja celulares como galaxy s4 ja tem procesadores quad core que tem o dobro do processamento
Thiago Souza (27/02/2014 23:15:26) Lucio Mauro Ferreira da silva cara posso ser sincero, você diz bostaphone, pq vc não tem a capacidade de usar algo tão avançado, sinto dizer, mais voce esta falando mal do Iphone, sem contar que o Smathphone Android é uma bosta, só pq ele é livre de compartilhamentos, nao quer dizer q seja melhor, o sistema pode ser mais rapido que o do Iphone, mas percebis que o Design do android é um lixo perto do Design do Iphone, sem contar que o Android é tão lixo e q se voce for roubado vc se fode, pq se vc colocar programas pra bloquear ele ou senha pra ele não usar o aparelho, esqueceu que o android é tão bosta que basta Resetar o Sistema Android que voce pode usar ele como se fosse novo, Ja o Iphone é outra história, vai la tentar roubar o Iphone com facilidade... a Segurança dele é impecável, sem contar que se voce perder o Android, voce pode ter a A Nota Fiscal e os capetas tudo que voce passa a ter dor de cabeça pra "TENTAR PEGAR OUTRO OU PEGAR DINHEIRO DE VOLTA" Ja no Iphone voce paga muito Pouco no seguro, e Se voce quebrar ou ser roubado, "VOCE LIGA PRA APPLE OU VAI NO FORNECEDOR, ELES TE DÂO OUTRO SEM NENHUM PROBLEMA" olha só a diferença Entre o Iphone IOS, e o Smarthbosta Android.. #FICADICA
Thiago Souza (27/02/2014 23:29:04) Lucio Mauro Ferreira da silva sinceramente, eu comprei em 5 meses 4 Androids, Galaxy Y, Galaxy SII Duos TV, Galaxy SIII, e Galaxy S4, e fiquei 1 mes com o Galaxy Gran Duos, Aff tudo uma bosta, travando direto, começava a dar uns bugs e ficava desligando sozinho.. tds eles.. pegava virus direto... ja Iphone eu tive 3, Iphone 4, Iphone 4s e Iphone 5s, NOSSA MEUS DEUS! imcomparável, "NUNCA TRAVOU EM MINHAS MÂOS" não deu nenhum bug, nunca desligou sozinho assim, derrepente. não digo mais nada tudo que eu tinha pra falar do Smarthbosta eu falei, Iphon tem Qualidade que supera a velocidade de processamento... e aqueles tontos que voce falou que compra pra "VOMITAR NA CARA DOS OUTROS" voce esta enganado, só os que não tem dignidade e capacidade de usar uma Técnologia avançada com uns ai... tem gente que compra pq, sabe as qualidades que tem.. oque adianta Velicidade e Processamento? se a Qualidade é uma bosta? sinceramente de 0 a 10 IP 8 x 4 AD