Inmetro vai classificar barulho emitido pelos eletrodomésticos

A partir de 20 de fevereiro de 2014, os produtos deverão ser fabricados e importados de acordo com as novas regras

Publicidade

SÃO PAULO – O Inmetro irá classificar a potência sonora dos eletrodomésticos que emitem mais ruídos, sendo eles liquidificadores, aspiradores de pó e secadores de cabelo. Com a medida, além de avaliar quanto à segurança elétrica, o Instituto vai classificar os decibéis de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso), no âmbito do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem).   

A partir de 20 de fevereiro de 2014, os três produtos deverão ser fabricados e importados somente de acordo com as novas regras. O Inmetro controlará as importações e impedirá a entrada de produtos irregulares. Já para o comércio, o prazo vai até 20 de agosto de 2016. 

De acordo com o responsável pelo PBE, Marcos Borges, o objetivo do Selo Ruído é dar mais conforto às pessoas em casa. “Recebemos reclamações, por exemplo, de consumidores que hoje precisam fechar todas as portas e janelas na hora de usar um liquidificador ou aspirador por causa do barulho.”

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele ainda afirma que a organização espera que os produtos menos silenciosos sejam gradativamente melhorados ou eliminados do mercado à medida que as pessoas exercem a compra mais consciente utilizando as informações do selo.

Além disso, o Inmetro irá estudar nos próximos dois anos a implantação da classificação sonora para outros eletrodomésticos, como as máquinas de lavar e os aparelhos de ar condicionado.