Preços subiram 8,50% nos dias que antecederam Black Friday brasileira

Estudo revela ainda que 47,5% dos produtos verificados não sofreu qualquer alteração de valor por conta da Black Friday

Publicidade

SÃO PAULO – Os consumidores reclamaram e agora uma pesquisa realizada pelo Provar & Felisoni Consultores juntamente com a Íconna, empresa especializada em monitoramento de preços no e-commerce, comprova: os lojistas subiram os preços nos dias que antecederam a Black Friday brasileira. 

De acordo com o levantamento, entre os dias 12 e 22 de novembro, constatou-se uma alta de 8,5%, em média, nos preços de produtos nas lojas online, sendo que no dia do evento, os valores foram elevados em 0,26%. 

O estudo revela ainda que 47,5% dos produtos verificados não sofreu qualquer alteração de valor por conta da Black Friday, sendo que apenas 2,8% dos itens analisados tiveram comportamento típico de promoção pontual, porém o desconto médio foi pouco mais que 6%. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O comportamento monitorado não permite afirmar que houve de fato uma promoção sob os auspícios da marca Black Friday. Se percebido pelos compradores, tal comportamento acaba por desacreditar tais iniciativas”, argumenta o presidente do conselho do Provar/FIA e autor da pesquisa, Claudio Felisoni.

Black Friday
Criada em 2005, nos Estados Unidos, para oferecer descontos massivos, tanto no varejo online quanto offline, a Black Friday acontece sempre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e simboliza, naquele país, o início das compras de Natal. 

No Brasil, esta foi a terceira edição, e o movimento apurado ficou em torno de R$ 150 milhões.