Bancos anunciam queda nas taxas com decisão sobre a Selic

Os bancos já começaram a anunciar queda em suas taxas de juros

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Após o maior corte de juros em 8 anos, de 100 pontos-base, na Selic, os bancos já começaram a anunciar queda em suas taxas de juros. Os três primeiros a se manifestarem foram Itaú Unibanco, Bradesco e BB. Posteriormente, na mesma noite, o Santander também se manifestou. 

No quinto corte promovido desde a chegada de Ilan Goldfajn à presidência do Banco Central, a Selic chegou a 11,25% ao ano, e expectativas de inflação apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 4,1% para 2017, mantiveram-se ao redor de 4,5% para 2018 e, para 2019 e horizontes mais distantes, encontram-se ligeiramente abaixo de 4,5%.

O Itaú anunciou, logo em seguida da decisão, a terceira redução nas taxas desse ano de 2017 para pessoas físicas e jurídicas. Valendo a partir do dia 18 de abril, a redução é de 1 ponto percentual – acatando integralmente o corte. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com mudanças válidas a partir do dia 17 deste mês, o Bradesco falou em “cortes de taxas em suas principais linhas de crédito”. A taxa para o cheque especial passa a uma faixa entre 9,57% e 13,41% ao mês; no crédito pessoal, de 1,75% a 7,66% ao mês. 

Já no caso do BB, a queda mais expressiva foi para linhas de crédito imobiliário pessoa física nas contratações do SFH, que passa para 9,99% até 10,49%. No crédito para aquisição de veículos, as novas taxas são entre 1,23% e 3,81% ao mês. No cheque especial, a flutuação fica entre 4,31% e 12,84% ao mês. 

Taxas para pessoa jurídica também tiveram redução e agora giram em 8,38% ao mês.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, o Santander reduziu as taxas de juros das suas principais linhas de crédito de varejo para a partir de segunda-feira (17). A taxa mínima do crédito pessoal em todos os canais de atendimento cai para 1,89% ao mês, enquanto a taxa máxima passa a ser de 7,89% ao mês. Já a taxa máxima dos juros para financiamento de veículos será reduzida de 2,79% para 2,69% ao mês.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney