Maioria dos trabalhadores pretendem usar o FGTS para pagar dívidas

Estudo revela o que os trabalhadores farão com o dinheiro do FGTS 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro podem sacar o dinheiro em suas contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) desde do dia 10 deste mês. A partir do próximo dia 10 poderão sacar os trabalhadores nascidos em março, abril e maio, de acordo com o calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal.

Das pessoas que têm valores do FGTS a sacar, 59% vão utilizar o saldo para pagar dívidas, principalmente as de cartão de crédito, de acordo com a pesquisa do Grupo Intervalor feita com mais de 1,7 mil clientes inadimplentes, ativos na base de cobrança da empresa de serviços financeiros. Outros 29% não souberam informar o que farão com o dinheiro, enquanto 9,1% das pessoas vão poupar/ investir. Uma parcela menor, de 1,5% usará a quantia para fazer compras e 1,4% das pessoas vão viajar.

Entre as pessoas entrevistadas que pretendem quitar dívidas, as prioridades de 27,4% é pagar a fatura do cartão de crédito e de 23,1% pagar contas diversas, como empréstimos feitos com parentes e amigos, condomínio e carnês de loja.  Além disso, 14% pretende financiar automóveis, 12,4% quitar empréstimos bancários, 9,9% mensalidades escolares em atraso e 9,1% financiamento imobiliário. Uma parcela pequena de 3,3% pretende pagar o aluguel em atraso e 0,8% a mensalidade do plano de saúde.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.