Saia do vermelho seguindo estes 5 passos

Sair do vermelho é o primeiro passo de quem busca uma vida financeira mais saudável

Paula Zogbi

Ilustração mostra mulher diante de contas a pagar

Publicidade

SÃO PAULO – O Brasil abriu o ano de 2016 com um recorde de 59 milhões de pessoas inadimplentes. Para Guilherme Muller, diretor da plataforma de crédito online Trigg, sair do vermelho é o primeiro passo de quem busca uma vida financeira mais saudável e equilibrada.

O especialista listou 5 passos essenciais para quem busca quitar débitos e recomeçar a vida financeira de forma mais sadia:

1. Analise sua situação

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Conhecer seu cenário atual é o primeiro passo para quitar as pendências financeiras”, diz Guilherme. As medidas que devem ser feitas são: valor da dívida, para quem se deve e, caso necessário, quais as alternativas de crédito disponíveis para auxiliar no pagamento.

2. Liste e reduza

A melhor maneira de controlar os gastos é organizando-os. Sabendo quais são os itens existentes em seu orçamento, é mais fácil planejar o futuro e decidir o que é dispensável e deve ser cortado – frequência em bares e restaurantes ou televisão a cabo, por exemplo. “Para esse controle você pode utilizar bloco de anotações, planilha de Excel ou até aplicativo de celular”, diz o especialista.

Continua depois da publicidade

3. Pesquise e negocie

Antes de gastar, é necessário pesquisar lojas físicas e eletrônicas para fazer o melhor negócio possível. Ao fechar a compra, também é importante, quando possível, negociar a forma de pagamento. “Para não pesar no orçamento mensal, sugiro sempre tentar negociar no parcelamento – mas atente-se aos juros”, aconselha Guilherme.

4. Comece pelos juros mais altos

Quitar as dívidas com juros mais elevados deve ser prioridade para quem quer sair do vermelho, já que elas consomem dinheiro mais rapidamente.

5. Renegocie

“Ao invés de esperar a data de vencimento, tente renegociar o prazo ou até mesmo a dívida em si”, diz o especialista. Isso pode ser feito pedindo maior número de parcelas ou, em alguns casos, determinados valores.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney