Reincidência: 60% dos consumidores voltam à inadimplência após limpar o nome

Praticamente 6 em cada 10 voltaram a constar no cadastro de inadimplentes até um ano depois

Nara Faria

Ilustração mostra mulher diante de contas a pagar

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SÃO PAULO – Manter o nome limpo revela ser tão difícil quanto ficar longe da inadimplência. É o que mostra o levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). De acordo com a pesquisa, dos consumidores que pagaram as suas dívidas e saíram do cadastro de inadimplentes, 59,2%, o que representa praticamente 6 em cada 10, voltaram a constar no cadastro até um ano depois.

“Muitas vezes, a reincidência na inadimplência ocorre devido à falta de planejamento na renegociação da dívida, gerando parcelas que efetivamente não cabem no bolso do consumidor”, afirma o diretor de Sustentabilidade da Boa Vista SCPC, Fernando Cosenza.

Contudo, o especialista afirma que o consumidor tem mostrado mais cautela na gestão de suas contas neste ano, o que diminui a relação da volta à inadimplência ao fato de assumir um parcelamento que não conseguirá cumprir. “Nesse momento, a taxa de reincidência está mais associada ao aperto dos orçamentos, pressionados pela inflação, pela alta dos juros e pelo menor crescimento da renda real”, analisa Cosenza.

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O levantamento reuniu informações de consumidores de todo o Brasil, analisando as exclusões e inclusões na base de dados do SCPC de junho de 2013 até junho de 2014. Foram considerados os consumidores que regularizaram todas as suas pendências

Na análise dos três meses seguintes ao pagamento das dívidas, 35,3% dos consumidores excluídos da base de inadimplentes voltaram a ter uma dívida vencida e não paga registrada no banco de dados da Boa Vista SCPC.

Em média, 2 milhões de consumidores saem do cadastro mensalmente. Em levantamento realizado em junho de 2013, a reincidência da inadimplência em 3 e 12 meses era de 33,2% e 57,2%, respectivamente. Houve, portanto, uma pequena piora nas taxas de reincidência, tanto de 3 quanto de 12 meses.