Três em cada dez brasileiros já fizeram empréstimos consignados

De acordo com dados, 47% dos consumidores alegam contratar o crédito para pagar dívidas como as do cartão de crédito

Publicidade

SÃO PAULO – O crédito consignado nada mais é que um tipo de empréstimo que é cobrado do salário ou da aposentadoria antes mesmo que o trabalhador ou o aposentado possa por as mãos nesse dinheiro.

Como o risco de calote para quem empresta o dinheiro é muito baixo, já que as parcelas da dívida são descontadas diretamente do rendimento da pessoa que toma o dinheiro emprestado, essa modalidade de crédito é uma das mais baratas e mais populares do mercado. Uma pesquisa realizada pelo Portal Meu Bolso Feliz, do SPC Brasil, revela que três em cada dez brasileiros (34%) já fizeram empréstimos consignados. 

O educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, lembra que o empréstimo consignado oferece a vantagem de pegar dinheiro emprestado a juros muito baixos. “Por outro lado, a pessoa que toma esse tipo de crédito precisa aprender a conviver com um salário ou renda menor”.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limite
Antes de entrar em um crédito consignado, o trabalhador precisa saber sobre o limite máximo que essa linha de empréstimo admite. De acordo com as determinações do Banco Central, o valor da parcela do empréstimo não pode ser maior do que 30% do salário ou da aposentadoria da pessoa que toma emprestado. Sendo assim, se um trabalhador ganha R$ 1,8 mil por mês, o valor de cada parcela não pode ser maior do que R$ 600.

Em qual situação contratá-lo?
O levantamento mostra que os consumidores contrataram o empréstimo consignado para pagar dívidas de outros empréstimos como as do cartão de crédito (47%), comprar eletrodomésticos e móveis (15%) e pagar contas como aluguel, condomínio, luz, telefone, escola ( 14%).

“O crédito consignado deve ser acionado em situações de sufoco como pagar uma dívida muito cara como, por exemplo, o rotativo do cartão de crédito, que cobra um dos juros mais caros do mercado ou em situações de emergência quando o consumidor se sente naquela situação em que o teto da casa cai”, alerta Vignolli.

Continua depois da publicidade

Quem pode pedir esse tipo de empréstimo?
Basicamente os trabalhadores com carteira assinada (desde que o empregador tenha convênio com o banco), os funcionários públicos, os pensionistas e os aposentados podem ter um crédito consignado. Os bancos em geral tendem a dar condições melhores aos funcionários públicos e aos aposentados por conta da estabilidade nos recebimentos que em média esse tipo de pessoa tem.

O educador financeiro lembra que o fator mais determinante para calcular o custo do juro é o risco de calote de quem empresta o dinheiro. “Por exemplo, como um trabalhador de empresa privada tem maiores chances de ser demitido do que um servidor público, é natural que o servidor, por conta da sua estabilidade, consiga empréstimos em melhores condições do que o trabalhador de empresa privada”, explica.