Custo do crédito volta a subir em maio, mostra a Anefac

De abril do ano passado a abril deste ano, a taxa Selic passou de 7,25% para 11,00% ao ano, alta de 3,75 pontos porcentuais

Estadão Conteúdo

Publicidade

As taxas de operações de crédito subiram novamente em maio, pela 12ª vez consecutiva, apurou a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Em pontos porcentuais, as elevações superam as recentes altas da Selic, informou a instituição.

De abril do ano passado a abril deste ano, a taxa Selic passou de 7,25% para 11,00% ao ano, alta de 3,75 pontos porcentuais. No mesmo período, a taxa de juros média para pessoa física subiu de 87,97% ao ano para 100,76%, aumento de 12,79 pontos porcentuais, de acordo com a Anefac. Na análise de março de 2013 a maio de 2014, as operações de crédito para pessoa jurídica subiram 5,96 pontos porcentuais, ao passar de 43,58% para 49,54% ao ano.

Cinco das seis linhas de crédito para pessoa física pesquisadas em maio subiram: juros do comércio, cheque especial, CDC bancos-financiamentos de automóveis, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras. A taxa de cartão de crédito se manteve estável. Na média, a taxa de juros subiu de 5,96% ao mês em abril para 5,98% em maio, a maior registrada deste agosto de 2012 (6,02%).

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Todas as linhas de crédito para pessoa jurídica pesquisadas apresentaram alta em maio, com taxa média de 3,41% ao mês. Em abril, a taxa média era de 3,39% ao mês. O resultado de maio também é a maior taxa registrada desde agosto de 2012, quando chegou a 3,44%. A Anefac considera nas linhas de crédito para pessoa jurídica o desconto de duplicatas, capital de giro e conta garantida.

O diretor executivo de estudos e pesquisas econômicas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, relaciona as elevações nos juros à expectativa de que o Banco Central elevasse novamente a taxa Selic em maio e também à percepção negativa quanto aos índices de inflação e crescimento econômico. A perspectiva é de que, com a esperada estabilidade da Selic nos próximos meses, as taxas de juros das operações de crédito também se mantenham inalteradas, a menos que haja aumento da inadimplência neste período.